Goiás na Frente: Investimento em 62 obras de saneamento em Goiás

Publicados


Em todas as regiões do estado, os investimentos do Programa Goiás na Frente promovem 62 obras de saneamento, ampliam a rede de esgoto e de abastecimento de água. Em Goiânia, foi inaugurado o Sistema Produtor Mauro Borges, que será responsável por abastecer municípios da Região Metropolitana, como Aparecida de Goiânia. A obra é avaliada em R$ 51 milhões.

O Sistema Produtor Mauro Borges (SPMB) foi projetado para dobrar a capacidade de produção de água tratada para a capital e região metropolitana de Goiânia, o que garantirá o abastecimento até o ano de 2040. Abadia de Goiás, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Goianira e Nerópolis são exemplos de municípios da Região Metropolitana onde serão realizadas intervenções e benefícios para a população.

“O governo do estado é pautado pela política da construção e promove transformações que visam melhorar as condições de vida da sociedade”, diz o vice-governador Zé Eliton, coordenador-geral do programa Goiás na Frente, ao destacar o Sistema Produtor Mauro Borges como “uma obra com tecnologia importantíssima, que é referência em engenharia para o Brasil”.

Leia Também:  Em Goiás, Inmet emite alerta de tempestade com granizo e rajadas de vento para mais de 100 cidades

Anápolis será contemplada com ampliação do sistema produtor, incluindo nova captação, adutora de água bruta, estação elevatória e ampliação da estação de tratamento. Ações suficientes para abastecer o terceiro maior munícipio de Goiás, com a realização das obras de uma nova captação de água no Rio Capivari.

O prefeito Roberto Naves, na época do lançamento da obra, elogiou a postura do vice-governador Zé Eliton que se “empenhou pessoalmente” para tornar o empreendimento realidade. Eliton classificou como “expressiva” a obra de captação de água no Rio Capivari, em Anápolis. “Este é um empreendimento fundamental”, ressaltou.

Na Região do Entorno Sul do Distrito Federal está em execução a ampliação do sistema de água Corumbá. Orçado em R$ 108 milhões, o complexo irá abastecer Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cristalina, Formosa, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto são outros municípios que terão ações de saneamento no Entorno.

Acompanhado do presidente da Saneago, Jalles Fontoura, Zé Eliton entregou no dia 16 de novembro a ampliação do reservatório à população de Itapaci. O empreendimento vai garantir o fornecimento de água tratada para toda a cidade nos próximos 20 anos.

Leia Também:  Ex-governador e deputado Alcides Rodrigues se queixa por ser confundido com deputado professor Alcides

A Região Norte também contará com intervenções importantes. Campinaçu, Estrela do Norte, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Porangatu e Uruaçu terão ampliação ou conclusão de obras de esgoto e da rede de água. No Nordeste, Campos Belos terá a continuidade das obras de implantação do sistema produtor do Rio Mosquito. Iaciara implantará o sistema de esgoto. Posse será contemplada com o sistema de água em Barbosilândia.

Para as regiões Sul e Sudoeste estão previstos investimentos em Cachoeira Dourada, Goiatuba, Morrinhos e Rio Verde. Goianésia terá a ampliação do sistema de água. Em Cezarina, será concluída a implantação do esgoto. Os municípios de Ipameri, Iporá, Itapaci, Itapirapuã, Jaraguá e Jussara também serão beneficiados pelas ações do Goiás na Frente.

Crédito foto: Wildes Barbos

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo lança Programa Goiás Feito à Mão 2025

Publicados

em

O Programa Goiás Feito à Mão 2025, uma iniciativa do Goiás Social, foi lançado nesta terça-feira (04/02), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O trabalho, conduzido pela Secretaria de Estado da Retomada, busca ampliar as oportunidades de mercado para os artesãos locais, promovendo a cultura e a economia criativa do estado.

Durante o evento, também foram premiados os vencedores do concurso Natal do Bem 2024, que destacou a criatividade e a tradição dos artistas goianos.

O secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, falou do Goiás Feito à Mão, lembrando quando surgiu a ideia de mapear os artesãos goianos.

“Ainda no começo do governo, a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, definiu que iria sair de Goiânia para conhecer as cidades e as potencialidades dos municípios goianos. Em Mineiros, quando visitamos a casa de um artesão, ela ficou encantada e disse sobre a necessidade de mapear e garantir que os artesãos goianos tivessem seus trabalhos vistos e valorizados”, relatou.

O evento reuniu autoridades, artesãos e representantes de diversas instituições envolvidas na valorização do setor artesanal no estado. O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância do programa para a preservação das tradições goianas.

“Nós não medimos esforços para apoiar e incentivar o artesanato goiano. Por isso o Programa Goiás Feito à Mão vem para incrementar nossas ações, como uma estratégia fundamental para fortalecer a identidade cultural do estado, garantindo visibilidade, apoio e novas oportunidades para os artesãos goianos em 2025″, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada.

“Todo o trabalho de apoio, fomento e desenvolvimento que tem sido realizado pelo Governo de Goiás em prol do artesão goiano, especialmente por meio do grande programa Goiás Feito à Mão, que celebra a grande união de esforços, nós realmente identificamos uma grande oportunidade para o Sebrae de apoio, de articulação institucional e, acima de tudo, de fomento ao empreendedorismo e ao negócio”, destacou.

Premiação do Natal do Bem 2024

O evento também marcou a entrega da premiação do concurso Natal do Bem 2024, que homenageia artistas cujos trabalhos foram escolhidos por votação popular. Os vencedores, de diferentes municípios, como Goiânia, Anápolis, Itapuranga, Trindade e Novo Gama, receberam prêmios em dinheiro, como forma de reconhecimento ao talento e dedicação ao artesanato goiano.

Leia Também:  Ex-governador e deputado Alcides Rodrigues se queixa por ser confundido com deputado professor Alcides

Goiás Feito à Mão para 2025

Durante a cerimônia, o secretário César Moura apresentou o calendário oficial de eventos do Goiás Feito à Mão para 2025, que inclui participações em feiras estaduais, nacionais e internacionais.

Eventos estaduais:

  • Goiás Feito à Mão Oscar Niemeyer — Goiânia: 29 e 30 de março / 16 e 17 de agosto
  • Goiás Feito à Mão Cidade de Goiás (Fica): 10 a 15 de junho
  • Encontro dos Artesãos Olhos d’Água — Alexânia: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Chapadão do Céu: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Rio Verde: data a definir
  • Goiás Feito à Mão Pirenópolis (Canto da Primavera): 9 a 14 de setembro
  • Feira Regional — Centro de Convenções de Anápolis: 18 a 21 de outubro
  • Feira do Entorno — Novo Gama: data a definir
  • Expo Joias — Pirenópolis: data a definir

Eventos nacionais:

  • FENABA — Salvador (BA): 24 a 27 de abril
  • FENEARTE — Recife (PE): 9 a 20 de julho
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — São Paulo (SP): 21 a 25 de maio
  • FENACCE — Fortaleza (CE): 9 a 14 de setembro
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — Brasília (DF): 15 a 19 de novembro
  • Feira Nacional do Artesanato — Belo Horizonte (MG): 3 a 7 de dezembro
Leia Também:  Governo de Goiás encaminha mais de 80 mil pessoas para entrevistas de emprego em 2022

Eventos internacionais:

  • Feira Internacional do Artesanato (FIA) — Lisboa, Portugal: 28 de junho a 6 de julho
  • ExpoArtesanías — Bogotá, Colômbia: 2 a 15 de dezembro

Goiânia recebe mais uma edição da Goiás Feito à Mão

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA