1.600 Vigilantes Penitenciários Temporários devem ser chamados pelo Governo

Publicados


Em busca de evitar que presos promovam um novo motim, como o que deixou nove mortos e 14 feridos nesta segunda-feira no Presídio Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária anunciou nesta terça-feira (2), o chamamento imediato de 1.600 Vigilantes Penitenciários Temporários (VPTs), bem como a agilidade na conclusão de cinco presídios que estão em construção no Estado.

Segundo o Superintendente Executivo de Administração Penitenciária, tenente coronel Newton Castilho, os vigilantes temporários que serão chamados agora já passaram por um processo de seleção em 2016. “O projeto estava travado na Justiça, mas felizmente a contratação deles foi liberada hoje pela manhã, e já está autorizada pelo Governador Marconi Perillo”, relatou.

O oficial confirmou que no momento em que ocorreu o motim no semiaberto ontem, provocado, segundo ele por 449 presos que estavam na Ala C, e que após quebrarem cadeados e furarem paredes invadiram as Alas A, B, e D, apenas cinco agentes penitenciários faziam a segurança do local, mas negou que a falta de água e comida no presídio tenha sido o estopim da confusão. “Comida nunca faltou, agora no domingo realmente tivemos um problema pontual de falta de água que foi sanado rapidamente por três caminhões enviados pela Saneago. Mas ontem, na hora em que tudo começou, o fornecimento lá dentro estava normal”, garantiu.

Leia Também:  Restaurante do Bem retoma atendimentos 100% presenciais a partir do dia 18 de julho

Durante o motim, 242 presos que estavam no regime bloqueado (que é quando o apenado permanece trancado na cela por não conseguir carta de emprego), conseguiram fugir. Mas 143 deles, segundo o superintendente, já foram recapturados pelas forças de segurança. Dos 153 líderes do motim que foram identificados, 99 foram transferidos para o Núcleo de Custódia, e 54 para o Módulo de Respeito que funciona dentro da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG).

Além do chamamento imediato dos VPTs, Newton Castilho disse que o Governador Marconi Perillo determinou agilidade na conclusão dos presídios de Anápolis, Formosa, Novo Gama, Planaltina, e Águas Lindas, o que, segundo ele, irá amenizar bastante o problema da superlotação.

Em relação ao alerta feito pelo Presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais, Maxuell Neves, de que uma rebelião ainda maior poderá ocorrer nos próximos dias dentro da POG, Newton Castilho garantiu que o Serviço de Inteligência da Superintendência está atento à essa possibilidade. “Pode ocorrer não só lá, como em qualquer outro presídio do Estado, e o que nós temos feito é um trabalho de monitoramento diário, no sentido de detectar qualquer movimentação anormal de grupos rivais dentro destas penitenciárias”, concluiu.

Leia Também:  Governo anuncia medidas de combate ao câncer de mama

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Veja quais são as 10 cidades mais populosas de Goiás

A capital está em primeiro lugar da lista com mais de 1,4 milhão de moradores. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município mais populoso do Brasil é São Paulo, com mais de 11 milhões de moradores, e Goiânia ficou em 10º lugar, com 1,4 milhão.

Publicados

em

Veja quais são as 10 cidades mais populosas de Goiás.

É fácil imaginar que a capital, Goiânia, seja a cidade mais populosa do Estado de Goiás. Entretanto, há municípios distantes da Região Metropolitana com mais de 100 mil habitantes. Veja quais são as 10 cidades mais populosas do estado, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As 10 cidades mais populosas de Goiás são:

  1. Goiânia: 1.494.599
  2. Aparecida de Goiânia: 550.925
  3. Anápolis: 415.847
  4. Águas Lindas de Goiás: 240.613
  5. Rio Verde: 238.025
  6. Luziânia: 218.872
  7. Valparaíso de Goiás: 213.506
  8. Senador Canedo: 169.849
  9. Trindade: 150.858
  10. Catalão: 120.789

O IBGE publicou no dia 29 de agosto a estimativa da população de cada uma das mais de 5 mil cidades brasileiras em 2024. De acordo com o levantamento, o Brasil tem 212,6 milhões de habitantes. O município mais populoso é São Paulo, com mais de 11 milhões de moradores, e Goiânia ficou em 10º lugar, com 1,4 milhão.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Porangatu: Morre o ex-deputado e ex-prefeito Júlio da Retífica
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA