Talles Barreto instala CPI para investigar faculdades irregulares em Goiás
O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) instalou na tarde desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Goiás, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Universidades para investigar possíveis irregularidades no funcionamento de faculdades particulares do Estado de Goiás. A iniciativa se deu por meio de denúncias que chegaram até o parlamentar através do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás (Semesg) sobre a expedição de diplomas universitários de cursos irregulares.
Na reunião da CPI foi definido Talles Barreto na presidência dos trabalhos, Humberto Aidar (PT) como vice-presidente e Simeyzon Silveira (PSC) na relatoria, atendendo pedido do parlamentar diante a relevância do tema para a sociedade. A próxima reunião da sessão foi marcada para o começo do mês de abril e um canal de comunicação para denúncias também será criado para que as pessoas atingidas enviem suas reclamações.
Segundo o presidente, o intuito é investigar os cursos irregulares que atuam sem certificação, levantar o quantitativo além de esclarecer à sociedade. “A prática (destas instituições) vai muito além de enganar os alunos como forma de atraí-los gerando expectativa de possuir um curso de ensino superior, além do prejuízo de ordem financeira, que também é causado”, afirmou Talles Barreto.
As instituições operam sem autorização do Ministério da Educação (MEC) e desse modo cometem crimes de propaganda enganosa, estelionato, fraude, falsificação de documento público e associação criminosa.
Lívio Luciano (MDB), Jean Carlo (PHS), Lincoln Tejota (PSD), Luís César Bueno (PT) e Wagner Siqueira (MDB) também integram os trabalhos da comissão. Estiveram presentes, representando o Semesg, a secretária executiva Regina Ster e o assessor jurídico José do Carmo e o vice-presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro.
ESTADO
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá
A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil