Festival de documentário brasileiro será aberto nesta terça, em Pirenópolis
De 4 a 9 de setembro, a cidade de Pirenópolis, em Goiás, será palco da quarta edição do Festival de Documentário Brasileiro – Pirenópolis Doc. O evento contempla documentários de curta e longa metragem de todas as regiões do Brasil, em mostras competitivas e especiais com entrada gratuita no Cine Pireneus.
A abertura do PiriDoc, como é comumente chamado o festival, será no dia 04 de setembro, às 20 horas, no Cine Teatro Pirineus, com a exibição do filme: Carmen Miranda: Bananas is my Business (1994), da cineasta Helena Solberg, homenageada deste ano e que estará presente na sessão.
Neste ano, o festival superou o número de filmes inscritos de todas as edições, com um total de 560 documentários de 24 estados mais o Distrito Federal. 26 produções cinematográficas foram selecionadas pela curadoria para compor a programação, dentre elas 12 curtas, 6 longas e 8 filmes goianos.
Fabiana Assis, diretora geral e curadora do festival, se alegra com o crescimento: “São quatro anos de encontros frutíferos com pessoas e obras que nos renderam (e continuam rendendo) trocas e aprendizados incomensuráveis, que renovam a nossa visão de mundo.”, afirma. O festival é realizado pela Violeta Filmes, com o apoio do Ministério da Cultura, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás; da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, com patrocínio da Catral.
Mostra Helena Solberg – o cinema feminista em pauta
Helena Solberg, a única mulher integrante do Cinema Novo no Brasil é a homenageada da edição 2018 do Pirenópolis Doc com mostra de seus filmes em todos os dias do festival.
A cineasta, com oitenta anos de idade e mais de cinquenta de carreira, é participante dos movimentos políticos pelos direitos das mulheres desde a década de 60. Seu filme mais recente, de 2017, Meu Corpo Minha Vida, trata de um tema polêmico e muito atual no Brasil: o aborto. Convidada especial do festival, Helena Solberg tem presença confirmada durante toda a semana em Pirenópolis.
A “Mostra Retrospectiva Helena Solberg” trará obras que foram raramente exibidas para o público brasileiro. A curadoria dos filmes foi feita por Ceiça Ferreira, professora efetiva do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.
Programação comentada
O histórico Cine Teatro Pireneus vai abrigar toda a programação oficial do festival. A exibição dos 26 documentários selecionados ocorrerão em três mostras competitivas:
Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens
Mostra Competitiva Nacional de Longas-metragens
Mostra Competitiva Regional
Maiores informações poderão ser obtidas no site do evento.
Com informações A Redação
ENTRETENIMENTO
Eliezer encanta web com cliques fofos ao lado dos filhos Lua e Ravi: ‘Meus filhos!!!’
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Patrícia Abravanel recebe de Mônica, homenagem ao pai: ‘Por Maurício de Sousa’
- ESPORTES7 dias atrás
Brasil empata com Venezuela e perde chance de vice-liderança
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- Agronegócio6 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio4 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura