Eleições

Mídias sociais devem dominar corrida eleitoral

Especialista aponta que o investimento em mobilização digital será o diferencial entre a vitória e a derrota nas urnas.

Publicados

Rafael Costa é estrategista político. Foto: Divulgação

De olho nas eleições municipais de 2024, os bastidores da política brasileira estão em busca de ferramentas e profissionais capazes de alavancarem candidaturas vitoriosas.

Responsável por campanhas de sucesso, Rafael Costa é estrategista político e comanda de perto a coordenação de candidaturas no ambiente virtual. Especialista em Mobilização Digital, ele acredita que o domínio das redes sociais será decisivo para a vitória. “Cada vez mais, estamos incorporando a vida cotidiana ao mundo virtual, e isso reflete também na escolha do candidato nas urnas. Quem souber explorar os potenciais das redes digitais, sem dúvida, terá um impacto maior e melhor em termos de engajamento e envolvimento de um eleitorado cativo com a causa”, afirma.

Segundo pesquisa do Instituto DataSenado (2019), 45% dos cidadãos escolheram seus candidatos nas eleições de 2018 levando em consideração informações vistas em alguma rede social. A expectativa é que este percentual seja ainda maior nos próximos pleitos, tendo um peso decisivo na conquista e conversão de votos.

Leia Também:  Caiado reúne prefeitos e representantes de 20 municípios do Entorno do Distrito Federal em encontro da educação

Nesse cenário, o especialista revela que um dos maiores desafios é a construção de um storytelling que dialogue com os valores do candidato e seu público. “A estratégia de mobilização digital vai muito além de ‘apertar um botão e subir a postagem’. Requer expertise para criação de conteúdo e peças capazes de entregar uma narrativa genuína e convincente, que desperte no eleitorado a identificação e envolvimento essenciais para a conquista de votos”, ressalta.

Outros pontos de atenção são a Lei Geral de Proteção de Dados, que regulamenta a política brasileira para a segurança do uso e armazenamento de dados pessoais, e o combate a fake news, assunto que vem se destacando nas últimas eleições e requisitou uma força tarefa do Tribunal Superior Eleitoral no enfrentamento à desinformação. “Se houver uma boa gestão das mídias digitais, é possível não apenas combater as fake news, como também gerir crises e antever situações de risco”, destaca Rafael.

A próxima disputa eleitoral no Brasil definirá os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mesmo com sua característica híbrida, que agrega competências de estado e de município, o Distrito Federal não participa dessas eleições, pois a Constituição Federal proíbe sua divisão em municípios.

Leia Também:  Temer faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  Eduardo Cunha marca votação do impeachment de Dilma para as 14h deste domingo

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA