Especialização gratuita
IF Goiano oferece 330 vagas gratuitas de pós-graduação
No IF Goiano, esse programa é conduzido pelo Campus Ceres, com aulas presenciais. São 18 vagas disponíveis, sendo nove para servidores da Instituição e outras nove para ampla concorrência. Ao se inscrever, o candidato precisa fazer um exame nacional de acesso, agendado para 25 de fevereiro de 2024.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulgou, nesta sexta-feira (22), que está com editais abertos para diversos cursos gratuitos de pós-graduação. São 330 vagas de especializações, mestrado e doutorados espalhadas por Goiás.
O IF Goiano disponibiliza inscrições até o dia 4 de janeiro para mestrado profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Trata-se de um curso em rede, ou seja, feito ao mesmo tempo em diversos Institutos Federais de todo o Brasil.
No IF Goiano, esse programa é conduzido pelo Campus Ceres, com aulas presenciais. São 18 vagas disponíveis, sendo nove para servidores da Instituição e outras nove para ampla concorrência. Ao se inscrever, o candidato precisa fazer um exame nacional de acesso, agendado para 25 de fevereiro de 2024.
Já no período de 29 de janeiro a 29 de fevereiro estarão abertas as inscrições para a nova especialização da Instituição. A pós em Bioinsumos é a primeira do país oferecida de forma gratuita e multicampi.
Ao todo são 125 vagas distribuídas para as unidades de Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde e Urutaí. Podem se inscrever, pela internet, graduados em qualquer área do conhecimento, espacialmente das Ciências Agrárias e Biologia. A especialização tem duração de 18 meses, com aulas teóricas em ambiente virtual e práticas presenciais.
Além dessas oportunidades, o IF Goiano oferece, também, outras 187 vagas para diversos cursos de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais, com inscrições abertas entre 1º e 20 de fevereiro. No campus Rio Verde, há vagas para Agroquímica; Agronomia; Bioenergia e Grãos; Biodiversidade e Conservação; Zootecnia; Bioenergia e Grãos; Engenharia Aplicada e Sustentabilidade e Tecnologia de Alimentos.
Em outros campus, o IF Goiano também disponibiliza mestrados profissionais. É o caso de Urutaí, com ofertas em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado; Ensino para a Educação Básica e Proteção de Plantas. Em Morrinhos, há vagas para Olericultura e em Ceres, além do ProfEPT – já citado -, há o curso de Irrigação no Cerrado.
Para mais informações sobre os processos seletivos de pós-graduação do IF Goiano, acesse o site. Lá estão disponíveis todos os editais, com etapas, cronogramas, especificações sobre cotas, entre outros.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
EDUCAÇÃO
Caiado anuncia a criação do Agrocolégio Maguito Vilela
Projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Emater Goiás. Unidade vai oferecer capacitação profissional a jovens do meio rural e facilitar inserção no mercado de trabalho.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, lançou, na quinta-feira (12), o Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, unidade que funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás. O projeto é inédito e vai oferecer ensino técnico profissional integrado ao Ensino Médio para jovens do meio rural. A previsão é que as primeiras turmas iniciem o curso em 2025.
O governador Ronaldo Caiado definiu a iniciativa como um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário dentro do estado. “O governo está trabalhando em total parceria. Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo. É uma grande missão do Estado de Goiás e que faremos virar realidade”, ressaltou o chefe do Executivo goiano.
A implantação do Agrocolégio vai diversificar a oferta no ensino público com a formação de técnicos aptos a trabalhar na extensão rural ou dando sequência à sucessão familiar. A metodologia empregada alterna sala de aula com campo, incentivando os alunos a darem continuidade ao trabalho já realizado, por exemplo, pelos pais.
Com o novo modelo de aprendizagem, os estudantes passarão um mês no Agrocolégio em tempo integral e, ao retornarem para casa, poderão aplicar no campo o que aprenderam com os técnicos agropecuários e especialistas da Emater Goiás. “Não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Mostraremos ao pequeno produtor rural que é possível trabalhar com novas tecnologias, mais produção e melhor qualidade de vida “, enfatizou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
A secretária de educação do estado de Goiás, Fátima Gavioli afirmou que a novidade ampliará as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens em uma área promissora. “Esses estudantes passarão uma parte do tempo na formação geral básica e colhendo o melhor que puderem nos laboratórios de solo. Mais uma vez, é a força da educação e do agro, do pequeno agricultor, sendo valorizada por essa gestão”, pontuou. Ela explicou que os alunos terão matérias da grade curricular do Ensino Médio e aulas específicas como técnicas agropecuárias.
Histórico
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, para capacitar alunas e alunos da rede estadual oriundos do campo integrado à educação profissional, visando a permanência destes jovens no meio rural e a sucessão familiar. A capacitação oferece aos estudantes instruções sobre temáticas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
O projeto acontece na estrutura da Emater Goiás e conta com auxílio de profissionais especialistas de diversas áreas durante as práticas educativas. Todas as classes funcionarão em regime de internato e semi-internato durante o Tempo Escola. A expectativa é que o primeiro grupo tenha 60 estudantes distribuídos em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio.
Já em 2026, a ideia é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade. Em 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada. O prazo de inscrição para o cargo de gestor do Agrocolégio segue aberto pelos próximos 30 dias e o edital está disponível no site da Seduc (https://goias.gov.br/educacao)
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Patrícia Abravanel recebe de Mônica, homenagem ao pai: ‘Por Maurício de Sousa’
- ESPORTES7 dias atrás
Brasil empata com Venezuela e perde chance de vice-liderança
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Larissa Manoela curte viagem com o marido, André e exibe álbum de fotos: ‘Tailândia’
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- Agronegócio6 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’