Clécio Alves propõe medida para aumentar transparência na execução de emendas

Publicados

Com o objetivo de fortalecer a transparência na gestão pública, o deputado Clécio Alves (Republicanos) quer tornar obrigatório identificar aquisições ou obras realizadas com recursos de emendas impositivas. A ideia tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como projeto nº 24880/24, que aguarda relatório de Lincoln Tejota (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Conforme o texto, a sinalização deve ser feita com um código de resposta rápida (QR Code) inserido de forma visível no bem ou obra. O QR Code é um gráfico 2D que pode ser escaneado pelas câmeras dos celulares e direciona a uma página específica da internet.

Quando o cidadão acessar o link na referida ferramenta, pleiteia-se que seja encaminhado para uma página oficial e pública, mantida por órgão competente do Governo do Estado. O portal deverá conter informações como a identificação do parlamentar responsável pela emenda impositiva e a descrição detalhada do objeto da emenda, especificando a finalidade e o valor alocado.

Leia Também:  Natural de MG, prefeito de Firminópolis pode ganhar cidadania goiana honorífica

Na visão de Clécio Alves, as emendas impositivas são uma das principais ferramentas utilizadas pelos parlamentares para atender às demandas da população. Por isso, é imprescindível que as ações realizadas com os recursos sejam amplamente divulgadas e acompanhadas pela sociedade. “A visibilidade proporcionada pelo QR Code não só facilita o acompanhamento das obras e serviços, mas também garante que o trabalho dos parlamentares seja devidamente reconhecido”, defende o propositor.

A matéria prevê que os órgãos responsáveis pela execução das emendas impositivas deverão garantir que as informações relacionadas à emenda sejam devidamente registradas e atualizadas no sistema eletrônico, para acesso transparente e imediato.

“A implementação dessa medida não é apenas uma resposta às exigências de uma sociedade mais informada e conectada, mas também um compromisso com a boa governança, com a eficiência na aplicação dos recursos públicos e com o reconhecimento da importância do trabalho parlamentar na vida da população”, encerra Clécio Alves.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Mandato de Osvaldo José Seabra Júnior, o “Cabal” é declarado extinto pela Câmara Municipal de Ceres

Agora Lucas Rodrigues de Melo (PL), suplente será empossado no cargo de vereador. Cabal havia tomado posse no cargo de vereador, mesmo sendo considerado foragido e com mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual. Conforme o Ministério Público Eleitoral (MPE), Osvaldo é investigado na Operação Ephedra, deflagrada em dezembro de 2024 pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Publicados

em

Declarado extinto o mandato do vereador Osvaldo José Seabra Júnior, o Cabal do Partido Liberal (PL).

A Câmara Municipal de Ceres no Vale do São Patrício, declarou extinto o mandato do vereador Osvaldo José Seabra Júnior, o Cabal do Partido Liberal (PL). A decisão foi tomada após o encerramento do prazo concedido ao parlamentar no âmbito de um processo administrativo, conforme previsto no Regimento Interno da Casa de Leis. Clique aqui e veja o ato que declarou extinto o mandato de Cabal

O presidente da Câmara, amparado pela Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno, convocou o suplente para comparecer à sede do Legislativo, munido da documentação necessária, para a cerimônia de posse, que ocorrerá nesta quarta-feira (12), às 10h00, na Secretaria da Câmara. Clique aqui e veja a Convocação

Lucas Rodrigues de Melo (PL), o Lucas Biola será empossado no cargo de vereador.

Agora Lucas Rodrigues de Melo (PL), o Lucas Biola que é suplente será empossado no cargo de vereador. Clique aqui e

Cabal havia tomado posse no cargo de vereador, mesmo sendo considerado foragido e com mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual. Conforme o Ministério Público Eleitoral (MPE), Osvaldo é investigado na Operação Ephedra, deflagrada em dezembro de 2024 pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Clique aqui e veja o despacho que declarou extinto e convocou o suplente

Leia Também:  Leia a Coluna VALE TUDO do JORNAL DO VALE, por Waldir Marques

A nossa reportagem não conseguiu contato com a defesa de Cabal, que até então no âmbito da Justiça Eleitoral não havia constituída, havendo apenas advogado na Justiça Estadual, sendo já denunciado por diversos crimes.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA