Passarela da Soja Embrulha Expectativa para Evento de Inovação no Agronegócio em Luís Eduardo Magalhães

Publicados

Considerado um dos maiores eventos da cadeia produtiva agrícola do Oeste da Bahia e da região do Matopiba, a Passarela da Soja, Milho e Culturas Alternativas se aproxima de sua edição de 2025, marcada para o dia 8 de março. O evento, organizado pela Fundação Bahia, ocorrerá no Campo Experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, e promete atrair um público especializado ligado ao setor agropecuário de todo o Brasil.

Na edição anterior, realizada em 2024, o evento contou com a presença de mais de 1.500 pessoas, incluindo produtores rurais, técnicos de campo, agrônomos, pesquisadores, empresários, consultores e estudantes. Para este ano, as expectativas são de um público ainda maior. “A Passarela é um marco no nosso calendário agrícola, pois sempre contribui com informações e conhecimentos valiosos para os nossos produtores. Neste ano, temas técnicos de relevância nacional serão abordados, além de demonstrações de inovação e tecnologia por meio de nossos parceiros”, afirma Ademar Marçal, presidente da Fundação Bahia e produtor agrícola.

Leia Também:  PL 4357 representa um marco para os direitos dos produtores rurais
Demonstração de Inovação e Tecnologia no Campo

O evento contará com uma estrutura imponente, onde ocorrerá o painel central e estarão localizados os estandes das empresas parceiras. Um dos grandes atrativos é a Vitrine Tecnológica, espaço dedicado à demonstração de cultivares em campo. As culturas da soja, principal produto da região Oeste da Bahia, e do milho, estarão em destaque, seguidas pelas culturas de sucessão.

Embora o nome dos palestrantes e a programação oficial ainda não tenham sido divulgados, espera-se que o evento traga temas de vanguarda no setor agrícola. O encontro será realizado no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste da Bahia (CPTO), um dos maiores centros de pesquisa do agronegócio baiano, com 140 hectares dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e práticas agrícolas, além de abrigar áreas experimentais das mais diversas culturas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Ministro Fávaro recebe comitiva de prefeitos de Mato Grosso no Ministério da Agricultura e Pecuária

Publicados

em

Nesta terça-feira, por ocasião do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu uma comitiva com mais de 30 prefeitos mato-grossenses para dialogar sobre a realidade dos municípios e detalhar os programas do Mapa. 

O ENPP é uma iniciativa da Presidência da República que tem o objetivo de aproximar as prefeituras do trabalho do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. 

“A equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária está aqui para atender os municípios e os prefeitos da melhor forma possível. Muitos já estão sendo atendidos e nós já temos um cronograma de entregas bastante positivo. Estamos aqui para ouvir quais são as principais demandas dos municípios”, destacou Fávaro. “Nosso compromisso é atender os municípios porque é lá que, de fato, moram as pessoas”, completou. 

Participaram da reunião os prefeitos de Curvelândia, Jadilson de Souza; Nossa Senhora do Livramento, Dr. Thiago; Novo Santo Antônio, Junior Contador; Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu; Santo Antônio do Leste, Miguel Brunetta; Tangará da Serra, Vander Masson; Rio Branco, Pabollo; Salto do Céu, Professor Mauto; Rosário Oeste, Mariano Balabam; Reserva do Cabaçal, Jonas Campos; Poxoréu, Luciano Sol; Mirassol D’Oeste, Hector Alvares; Jauru, Passarinho; Araputanga, Enilson Rios; General Carneiro, João Filho; Guarantã do Norte, Subtenente Márcio Gonçalves; Juara, Nei da Farmácia; Alto Taquari, Marilda Sperandio; São José dos Quatro Marcos, Jamis Bolandin; São Pedro da Cipa, Eduardo Abreu; Alto Paraguai, Adair Moreira; Torixoréu, Thiago Oliveira; Araguainha, Francisco Naves; Boa Esperança do Norte. Calebe Francisco; Santa Rita do Trivelato, Volmir Bassani; Nova Nazaré, Narizinho; Nova Brasilândia, Toninho; Novo Mundo, Casciano Reis; Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken; Jangada, Rogério Meira; Santa Terezinha, Thiago Castellan; Nova Marilândia, Jefferson Souto; Vera, Yago Giacomelli e Rondolândia, José Guedes. 

Leia Também:  Safra da cana 23/24 começa com ritmo acelerado no Centro-Sul

Após as intensas chuvas do início do ano, a principal demanda dos municípios mato-grossenses é a recuperação de estradas vicinais e a reconstrução de pontes. No estado, o Mapa já executou cerca de 1,5 mil quilômetros de recuperação de estradas vicinais. “São obras em andamento e contratos em diversos locais nesse período de dois anos que estamos aqui”, disse Fávaro. 

O ministro também apresentou o catálogo de programas e ações disponíveis para que as prefeituras se cadastrem e destacou a eficiência do Mapa com entregas de máquinas de primeira qualidade, permitindo aos gestores garantir a manutenção dos equipamentos e a agilidade na recuperação de estradas vicinais, com uma equipe de engenharia do Ministério atuando diretamente na vistoria das obras. Já foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões em máquinas e equipamentos para os municípios de Mato Grosso. 

Ainda, foi destacado por Fávaro o projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Nossa Senhora do Livramento. A Embrapa da Baixada Cuiabana atuará, em parceria com outras instituições, com foco no desenvolvimento da agricultura familiar e culturas locais, como a fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, entre outras. De acordo com o ministro, a estrutura trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social da região. 

Leia Também:  Brasil aposta em sustentabilidade no agronegócio para liderar debates climáticos

Na segunda-feira (10), o ministro recebeu 12 prefeitos de municípios mato-grossenses. Com as reuniões, será realizado um diagnóstico da situação geral do estado para melhor atender as demandas de cada região.

Informações à imprensa
Imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA