Pesquisar
Close this search box.
Política

Edson Fachin assume presidência do STF em momento de desafios políticos

Fachin sucede Luís Roberto Barroso e também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comandando o Judiciário em uma fase de alta tensão política no país.
Ministro Luiz Edson Fachin | Foto: Antonio Augusto/STF

publicidade

Na próxima segunda-feira, 29 de setembro de 2025, o ministro Edson Fachin assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2025-2027, com o ministro Alexandre de Moraes como vice-presidente. Fachin sucede Luís Roberto Barroso e também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comandando o Judiciário em uma fase de alta tensão política no país.

Conhecido pelo perfil técnico, discreto e pela valorização da colegialidade, Fachin terá diante de si o desafio de conduzir a Corte em julgamentos cruciais, como as ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado no fim de 2022 e o possível debate sobre anistias ou redução de penas para crimes contra a democracia. Diferente de seu antecessor, Fachin evita visibilidade pública e prioriza a institucionalidade, prometendo um STF firme na defesa do Estado Democrático de Direito.

A posse ocorrerá às 16 horas em Brasília, em uma cerimônia marcada pela sobriedade. Em seu discurso antes da posse, Fachin destacou a “responsabilidade institucional imensa” que assume e prometeu buscar equilíbrio e diálogo. As próximas eleições presidenciais de 2026 e a continuidade das ações sobre golpes e ataques à Corte deverão manter o STF no centro do debate político nacional sob sua gestão.

Leia Também:  Governador participa das celebrações dos 295 anos da cidade de Goiás

Alexandre de Moraes, com perfil firme e técnico, exercitará a vice-presidência e deverá permanecer como uma figura-chave na condução dos temas mais delicados. Fachin, que é professor titular de Direito Civil e possui uma trajetória marcada por votos importantes na Justiça, chega à presidência com a missão de fortalecer o Supremo em um momento turbulento para a democracia brasileira.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade