Pesquisar
Close this search box.
SAÚDE

Pesquisadores gaúchos identificam molécula que pode revolucionar diagnóstico precoce do autismo

No Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA, eles descobriram que a molécula de RNA circular ciRS-7 pode servir como biomarcador biológico da condição.
Pesquisadores gaúchos identificam molécula que pode revolucionar diagnóstico precoce do autismo. Foto: Reprodução

publicidade

Cientistas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deram um passo importante rumo ao diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA, eles descobriram que a molécula de RNA circular ciRS-7 pode servir como biomarcador biológico da condição.

Diferente do RNA mensageiro comum, o ciRS-7 tem forma fechada e alta estabilidade no organismo, resistindo à degradação. Isso o torna ideal para detecção em fluidos simples como sangue ou saliva, explica a coordenadora Carmem Gottfried.

Testes em modelos animais mostraram níveis elevados dessa molécula em indivíduos com comportamentos semelhantes aos do autismo, indicando uma forte correlação. A próxima etapa, marcada para março, analisará amostras humanas para confirmar os resultados e validar genes e proteínas envolvidos.

O TEA compromete comunicação e interação social. Um diagnóstico antecipado permite intervenções precoces, melhorando o desenvolvimento infantil.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Leia Também:  Ex-panicat é presa por chutar policiais e dirigir embriagada

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade