Pesquisar
Close this search box.
opinião

Importantes aspectos da população brasileira segundo estimativas do IBGE

Ainda passa a haver um acréscimo na quantidade total de pessoas, no entanto mudando o cenário da composição populacional do país com a presença de mais idosos, menos crianças nascidas e menor quantidade de filhos por mulher.
Antonio Gustavo Da Silva Maximo. Foto: Divulgação

publicidade

No que se refere a população brasileira, conforme novas estimativas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podemos perceber que, apesar da população continuar crescendo mesmo que num ritmo mais lento do que em períodos anteriores, há acontecendo na dinâmica populacional uma tendência de envelhecimento populacional e, sobretudo, de redução tanto na média de fecundidade quanto na taxa de natalidade.

Isso basicamente significa dizer que mesmo com o desaceleramento no ritmo de crescimento, pois caiu a taxa de crescimento populacional, de 2010 a 2022, de 0, 88% para 0, 52%. Ainda passa a haver um acréscimo na quantidade total de pessoas, no entanto mudando o cenário da composição populacional do país com a presença de mais idosos, menos crianças nascidas e menor quantidade de filhos por mulher.

Na questão da população absoluta do Brasil, por exemplo, no censo do IBGE, em 2022, registrou a média de 203.062.512 brasileiros. Mais recentemente, segundo estimativas do IBGE, em 2025, o país chegou a um total de aproximadamente 213, 4 milhões de habitantes. Sendo as regiões Sudeste (1° lugar) e Nordeste (2° lugar) as mais populosas do Brasil. A projeção realizada pelo IBGE com base no censo de 2022 aponta que a população brasileira poderá começar a cair a partir de 2042.

Na questão da população idosa, por exemplo, de 2000 a 2023, em pouco mais de duas décadas, foi constatado que a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira cresceu significativamente até mesmo quase conseguindo duplicar, elevando a média de 8,7% para 15,6%.

Leia Também:  Primeira decisão da ANPD: Autarquia lembra as empresas que não basta estar em conformidade com a LGPD, é preciso provar essa conformidade

Na questão da quantidade de filhos por mulher, por exemplo, de 2000 a 2022, evidenciou que a taxa de fecundidade caiu de 2,32 para 1,55 filho por mulher. A menor taxa de fecundidade na história do Brasil. Destacando-se as regiões Sul e Sudeste na queda da fecundidade. E na questão de nascimentos, de 2000 a 2022, o Brasil registrou diminuição de 3, 5 milhões de nascimentos para apenas 2, 5 milhões.

Tendo essa redução relação não muito com a pobreza, mas sim com a progressiva inserção da mulher no mercado de trabalho, maior nível de educação e mais acesso a métodos contraceptivos. Inclusive, tendo a ver também com mudanças comportamentais.

Porque entre as mulheres que desejam ter filhos observa-se que estão postergando este momento, ou seja, as mulheres estão optando, na maioria das vezes, por adiar, decidindo agora a ter filhos só quando tiverem mais idade. Logo, passando a valorizar mais o desenvolvimento pessoal do que a maternidade.

Além disso, ao longo do tempo importantes fatores foram essenciais ocasionando em elevar as condições de qualidade de vida da população brasileira, principalmente através de melhorias no espaço urbano, ampliação do acesso a saúde e serviços públicos de saneamento básico, impulsionando o aumento da expectativa de vida que, de 2000 a 2023, subiu de 71,1 para 76,4 anos.

Leia Também:  Desafios da Reforma Tributária Brasileira

Esse conjunto de resultados é um fenômeno populacional que consiste na denominada transição demográfica brasileira, revelando aspectos relacionados a redução da fecundidade e da natalidade assim como aspectos relacionados a desaceleração do crescimento populacional e ao aumento do envelhecimento populacional. Mesmo apresentando menor ou maior intensidade, variando de região para região, podemos dizer que no geral essas são características fundamentais que certamente auxiliam no conhecimento sobre a realidade atual da população brasileira.

Antonio Gustavo da Silva Maximo. Mais conhecido como Pensador Brasileiro Antonio Gustavo. É Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UNIFESSPA. Pós-graduado em Docência e Prática da Geografia pela Faculdade Focus. E Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional pela Faculdade Focus

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade