Pesquisar
Close this search box.
concurso

Gabaritos da Sefaz‑GO são divulgados após prova de alto nível técnico e tentativa de fraude com IA

O suspeito chamou atenção por permanecer por mais de dez minutos em cada ida ao banheiro. Conforme relatos da investigação, ele escondia folhas da prova dentro da roupa, levava para o banheiro, fotografava as questões e enviava as imagens por WhatsApp para a esposa, de 24 anos.
Gabaritos da Sefaz‑GO são divulgados após prova de alto nível técnico e tentativa de fraude com IA. Divulgação/ Sefaz GO

publicidade

A Secretaria da Economia de Goiás, por meio da Fundação Carlos Chagas (FCC), divulgou nesta segunda‑feira (18) os gabaritos preliminares do concurso para auditor‑fiscal da Receita Estadual. O documento foi liberado às 17h, poucas horas após a aplicação da prova que mobilizou candidatos de diversos estados em uma das seleções mais disputadas da área fiscal do país.

Com salário inicial de R$ 28,5 mil e apenas 75 vagas distribuídas entre todos os centros‑cidades‑campo, o certame atraiu mais de 24 mil inscritos e gerou intenso movimento nas redes sociais, grupos de WhatsApp e fóruns de estudo. Logo após o encerramento das provas, candidatos começaram a cruzar as respostas com orientações de professores de área fiscal para estimar notas e avaliar chances de aprovação.

Prazo para recursos e expectativa sobre alterações

Os gabaritos preliminares já estão disponíveis no portal oficial da FCC, onde os participantes podem acessar as respostas de cada questão. O prazo para interposição de recursos vai de 18 a 20 de maio, período em que o candidato pode questionar possíveis erros materiais, divergências de interpretação ou falhas na formulação das questões.

Em concursos fiscais, revisões realizadas após análise de recursos muitas vezes alteram o gabarito de uma ou mais questões, o que pode mudar significativamente a pontuação individual e, consequentemente, a classificação final. Especialistas recomendam que os recursos sejam embasados em argumentos técnicos consistentes, evitando pedidos genéricos ou fora do prazo, que costumam ser indeferidos pela banca.

Leia Também:  Saneago abre 25 vagas em novo concurso público; Salários de até R$ 4,4 mil

Prova longa e de alto nível técnico

Os candidatos enfrentaram uma maratona de 160 questões de múltipla escolha, divididas entre conhecimentos básicos e específicos, aplicadas em dois turnos no domingo (17). Pela manhã, as provas cobraram Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Estatística, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro, Direito Civil, Empresarial e Penal, Economia, Contabilidade Geral e temas sobre a realidade econômica, política e social de Goiás.

No período vespertino, o foco foi disciplinas diretamente ligadas à função de auditor‑fiscal, como Tecnologia da Informação, Auditoria, Contabilidade Avançada e de Custos, Direito Tributário e Legislação Tributária Estadual, sendo esta última responsável por 20 questões. Muitos candidatos relataram dificuldades em temas como reforma tributária, auditoria e TI, além de pressão por tempo e exigência de leitura técnica muito detalhada.

Candidato é preso por tentativa de fraude usando IA

Durante a aplicação da prova, um candidato de 28 anos foi preso suspeito de tentar fraudar o concurso com auxílio de inteligência artificial. Segundo a Polícia Civil, fiscais encontraram um celular escondido atrás de um vaso sanitário no banheiro masculino de um dos locais de prova. A partir disso, servidores passaram a monitorar participantes que frequentavam o banheiro repetidas vezes.

Leia Também:  2024: Polícia penal GO tem vagas previstas em Goiás

O suspeito chamou atenção por permanecer por mais de dez minutos em cada ida ao banheiro. Conforme relatos da investigação, ele escondia folhas da prova dentro da roupa, levava para o banheiro, fotografava as questões e enviava as imagens por WhatsApp para a esposa, de 24 anos. Ela usava ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para pesquisar os gabaritos e enviá‑los de volta ainda durante a aplicação da prova.

Na abordagem policial, os agentes encontraram na mochila do candidato uma capa compatível com o aparelho localizado pelos fiscais. A tentativa de fraude, feita com uso de tecnologia avançada, reforça os esforços das autoridades para garantir transparência em concursos públicos e aumentou o debate sobre como a IA está sendo usada em processos seletivos no Brasil.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade