Goiás registrou avanços expressivos nos principais indicadores do ensino médio da rede pública estadual. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% para 1%, uma redução de 44%.
Com esse resultado, o estado passou a registrar um índice inferior à metade da média nacional, que foi de 2,2% em 2025.
No mesmo período, a taxa de reprovação recuou de 3% para 1,2%, o equivalente a uma redução de 60%. Já o percentual de estudantes em situação de distorção idade-série diminuiu de 17,6% para 11,7%, queda de 33%, indicando que um número cada vez maior de jovens está concluindo o ensino médio na idade adequada.
Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26/06).
“Esses avanços mostram que a educação é uma ferramenta capaz de transformar realidades. Em Goiás, nós trabalhamos para garantir que crianças, adolescentes e jovens permaneçam na escola, aprendam mais e tenham oportunidades de construir um futuro melhor”, afirmou o governador Daniel Vilela.
Principais indicadores do ensino médio em Goiás (2022–2025)
- Abandono escolar: caiu de 1,8% para 1%, redução de 44%.
- Reprovação: recuou de 3% para 1,2%, queda de 60%.
- Distorção idade-série: diminuiu de 17,6% para 11,7%, redução de 33%.
- Impacto: número maior de estudantes está concluindo o ensino médio na idade adequada.
Fortalecimento da educação
Os resultados refletem uma política de fortalecimento da educação pública, com investimentos em infraestrutura, modernização das escolas, ampliação do acesso à tecnologia e programas de permanência dos estudantes. Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 11 bilhões na rede estadual de ensino, entre infraestrutura, tecnologia, programas de aprendizagem e valorização dos profissionais da educação.
“Investir em educação é investir no futuro do Estado. É por meio dela que reduzimos desigualdades e garantimos desenvolvimento sustentável”, disse o governador.
Além da melhoria da infraestrutura física das escolas, o Estado ampliou o acesso à tecnologia educacional. As unidades da rede estadual receberam laboratórios móveis, conectividade, equipamentos do Programa Conectar, Chromebooks, notebooks e dispositivos inteligentes de leitura, fortalecendo o uso de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem.
A rede estadual também passou a contar com iniciativas voltadas à permanência e ao desempenho dos estudantes, como o Goiás Bem no Enem, GoiásTec, Centro de Mídias da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância e programas de incentivo à continuidade dos estudos.
Em outra frente, o Bolsa Estudo é uma política pública de caráter educacional e assistencial, que incentiva a aprendizagem e o combate à evasão escolar. Alunos do Ensino Médio, e também do 9º ano do Ensino Fundamental, recebem um auxílio financeiro mensal do Estado.
Os resultados divulgados pelo Inep acompanham o desempenho da educação goiana nos últimos anos. Hoje, Goiás ocupa o 1º lugar no país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média 4,8 no Ensino Médio e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexo de uma estratégia que combina melhoria da infraestrutura, valorização da gestão escolar, uso de tecnologia e políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola.
Saiba mais
Goiás conquista 1º lugar do país na Redação do Enem 2025 entre redes estaduais
Fonte: Agência Goáis de noticia















































