Opinião

A força do negacionismo!

Publicados

Quem acompanha o universo da vida no Brasil, vê que os descontentes não param de se sacrificar criando expressões que possam derrubar o moral dos brasileiros como se nós não fossemos um povo, aguerrido, lutador e presente na vida apesar de todas as adversidades que nos foram impostas por meio da corrupção e da impunidade!

Negacionismo é uma dessas novas expressões que passou a fazer parte frequente, no nosso linguajar diário, para justificar o injustificável, no caso do uso de um medicamento, sobre alguns aspectos que podem apresentar qualquer resultado positivo perante a força da destruidora pandemia que assola o mundo todo e não menos o Brasil. Todos sabem que a efetividade de um medicamento na vida de um enfermo depende, em muito, do momento em que o mesmo chega para desfazer o estrago da doença. Infelizmente, a positividade dos resultados de um medicamento em um paciente depende de uma série de fatores que não só os da doença em si, na estrutura do acamado!

Leia Também:  A importância da vacinação de equinos contra influenza e tétano

Há muitos negacionismos, neste momento, circulando no país! Considero o mais grave e o mais destruidor de todos é negar a capacidade de respostas do sistema de saúde brasileiro no enfrentamento da pandemia. Do universo total de infectados, por aqui, aproximadamente 90% estão recuperados, outra parte está em tratamento e, infelizmente, outros foram a óbito. Quantos países, mundo afora, estão com esses percentuais de resposta apresentados pelo Brasil?

Outro negacionismo, verdadeiramente, macabro é o de considerar que o nosso processo de vacinação, num país de dimensões continentais, não merece elogios. Em apenas 4 meses temos mais de sessenta milhões de pessoas protegidas contra a doença, por meio da vacinação! Isso não é bom?

Considerando o descaso e indiferença com que o sistema de saúde, nacional, foi tratado nos últimos anos, é outra forma de negacionismo que deve ser evidenciado uma vez que muitos óbitos poderiam ter sido evitados se os hospitais tivessem sido melhor considerados. Melhorado as motivações de trabalho há profissionais de saúde. Enfim, pelo menos no plano da saúde a pandemia foi muito boa para mostrar qual é a nossa realidade hospitalar.

Leia Também:  Brava gente, brasileira!

Curiosamente, se nega o que interessa, inclusive penas de bandidos condenados, a fim de que possa voltar ao cenário político eleitoral.

Não vamos negar os nossos valores, temos tudo para voltar a ser uma Nação próspera com pessoas felizes.

Professor Cícero Maia – artigosbsb@gmail.com

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGO

Colaboradores desmotivados não entregam bons resultados

De acordo com dados fornecidos pela Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, cerca de 61% dos trabalhadores não se sentem engajados no emprego em que estão. Além disso, o estudo da consultoria de gestão Bain & Company afirma que um colaborador que está desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados.

Publicados

em

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão.

Falar sobre ‘motivação’ no ambiente de trabalho sempre gera discussão, afinal, as pessoas podem se sentir motivadas por motivos diferentes e únicos, o mesmo vale para quando começam a se sentir desmotivadas também. Porém, existem situações que não são mais aceitáveis como propulsores de motivação e que os donos, gestores e líderes deveriam repensar totalmente antes de insistirem em continuar implementado.

E com ‘situações que não são mais aceitáveis’, estou me referindo a instalação de alguns itens que considero pura distração e que se analisarmos friamente, não acrescentam de nada para que um colaborador se sinta mais motivado ou não. Seja sincero: você acha que ter um escorregador, uma mesa de ping-pong ou até mesmo um vídeo game são fatores motivacionais? Esses itens me parecem mais para distração do que para motivação.

Existem milhares de coisas que podem ser oferecidas que promoveriam de fato motivação, e a principal é: condições de trabalho adequadas. As pessoas querem que o ambiente de trabalho seja um local que preze pelo bem-estar delas e que forneça todas as ferramentas necessárias para que possam exercer suas funções de maneira correta para atingir o resultado final. Pois é, mesmo repetindo várias vezes, parece que continuamos sem acreditar que colaboradores desmotivados não entregam bons resultados.

Leia Também:  Economia na indústria têxtil: O que esperar nos próximos meses?

De acordo com dados fornecidos pela Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, cerca de 61% dos trabalhadores não se sentem engajados no emprego em que estão. Além disso, o estudo da consultoria de gestão Bain & Company afirma que um colaborador que está desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que se sentem engajados e inspirados.

Então, a pergunta que não quer calar: como manter o time motivado? Os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, podem ajudar bastante, pois priorizam as pessoas em diversos âmbitos e não, não é papo de abraçar árvores. Ao colocar os colaboradores para participar dos processos e fazer com que saibam como estão impactando a empresa, os OKRs incentivam que o potencial existente seja explorado, fazendo inevitavelmente com que sejam mais produtivos.

Aliado a isso, a ferramenta propõe o aumento da clareza e do foco, o que vai fazer com que os integrantes da equipe consigam enxergar o que precisa ser feito e o que eventualmente precisa ser melhorado, ficando todos na mesma página. Isso provoca a melhoria do clima da organização, já que os colaboradores passam a ter autonomia para dar ideias e também tomar decisões, fazendo um bom trabalho em equipe e estando em sintonia com os líderes.

Leia Também:  O jurista e o advogado

A verdade é que além das boas condições de trabalho que precisam ser oferecidas, a real motivação está ligada ao reconhecimento dos colaboradores por parte da liderança, que a partir do momento que passa a enxergar aquelas pessoas e estimular que se desenvolvam, veem uma mudança de comportamento. Afinal, todos nós queremos ser reconhecidos pelo o que fazemos, tendo recompensas positivas ao conseguir entregar bons resultados.

Quer ver melhores resultados na sua organização, pessoas mais satisfeitas e felizes? A resposta é simples: comece organizando seu sistema de gestão

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA