Poder Judiciário

Alego aprova a criação de 26 novos cargos de desembargador no TJ-GO

O projeto chegou à Casa no final de abril. TJ-GO já havia criado 10 cadeiras no ano passado.

Publicados

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em definitivo, nesta quarta-feira (26), projeto de lei que altera a estrutura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e aumenta a quantidade de cadeiras de desembargadores de 52 para 78 (são 26 novos postos). No final de 2021, a Alego já havia aprovado um projeto semelhante, com a criação de 10 cargos de desembargador.

Desta vez, o presidente do TJ-GO, Carlos Alberto França, argumentou no projeto que a mudança na estrutura de pessoal é necessária para “melhoria da prestação jurisdicional, tendo em vista o exponencial aumento da demanda processual no âmbito deste Poder Judiciário nos últimos anos”. A proposta chegou à Casa no final de abril.

A matéria também altera a composição dos gabinetes dos desembargadores, reduzindo a quantidade de servidores lotados na assessoria de 14 para nove. Além disso, também foram criadas quatro novas câmaras cíveis (elevando para o total de 11) e uma nova câmara criminal (a mudança aumenta o total para quatro).

Leia Também:  Corrida eleitoral começou oficialmente neste domingo

França argumentou no documento que a mudança na estrutura do tribunal não aumenta as despesas com folha de pagamento porque o projeto também extingue cargos. A matéria determina, por exemplo, a exclusão de 11 postos de juiz substituto em 2º grau, 16 assistentes de gabinete destes juízes e de 14 cargos efetivos vagos de servidores de áreas especializadas e oficiais de justiça.

Os dados da Diretoria Financeira do TJ-GO apresentados no projeto apontam que o impacto financeiro geral por mês da mudança na estrutura de pessoal é de R$ 12.795.092,59. De acordo com o documento, os cargos extintos custam 12.795.453,93, o que aponta para economia de R$ 361,34.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  Prefeito de Anápolis se filia ao Progressistas neste sábado (30)

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA