Receber um novo coração pode parecer uma mudança drástica, mas a realidade de quem passa por um transplante é mais próxima do cotidiano de qualquer pessoa do que se imagina.
Graças aos avanços da medicina moderna, os pacientes podem levar uma vida ativa e saudável, desde que sigam alguns cuidados específicos.
“O transplante de coração devolve qualidade de vida ao paciente, ele pode trabalhar, praticar exercícios, viajar e ter uma rotina normal. A única diferença é que precisa ter um pouco mais de atenção à imunidade”, explica o cardiologista Dr. Rafael Marchetti.
O impacto da imunossupressão
Após um transplante, o maior desafio é evitar a rejeição do novo órgão, para isso, o paciente precisa tomar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida. Esses remédios impedem que o sistema imunológico ataque o coração transplantado, mas também deixam o organismo mais vulnerável a infecções.
“A redução da imunidade não significa que o paciente ficará doente o tempo todo, mas exige cuidados extras, como evitar contato com pessoas gripadas, manter a vacinação em dia e ter uma alimentação equilibrada”, afirma Dr. Rafael.
Quebrando estigmas
Ainda há muito estigma sobre a vida após um transplante, com a ideia de que o paciente se torna extremamente frágil, no entanto, a realidade é bem diferente.
“Muitos acreditam que a pessoa transplantada vive limitada, mas isso não é verdade, com o acompanhamento médico adequado, ela pode ter uma rotina praticamente igual à de qualquer outra pessoa”, ressalta o especialista.
“A adaptação pode ser um pouco complicada a princípio pois o paciente passa a viver com uma nova realidade, mas, com acompanhamento psicológico e uma rede de apoio, esse processo se torna muito mais leve”, acrescenta Dr. Rafael Marchetti.

Rafael Marchetti é médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, com especialização em Cardiologia e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte, certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida pelo IBLM e MBA em Gestão de Saúde. Com 20 anos de experiência, já coordenou UTIs cardiológicas e preceptou residência médica. Atualmente, atua no projeto Cardioendocrino & Lifestyle Medicine e no Lapinha Spa. É coautor do livro Revolução Alimentar e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Dr. Rafael Marchetti
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192











































