Pesquisar
Close this search box.

Assembleia condecora padre, bombeiros civis e lideranças goianienses nesta 5ª-feira, 30

publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta quinta-feira, 30, três sessões solenes para homenagear personalidades de diferentes campos de atuação. Serão condecoradas pessoas que contribuem para divulgar a cultura goiana, bombeiros civis e lideranças goianienses.

A programação inicia às 10 horas, com a entrega da Comenda Cavalhadas de Goiás Padre Silvestre Álvares da Silva, uma honraria criada para preservar e divulgar uma das mais antigas manifestações culturais do Estado. Presidida pelos deputados Lineu Olimpio (MDB) e Coronel Adailton (Solidariedade), a sessão ocorrerá no Plenário Iris Rezende Machado.

A comenda, instituída pela Resolução n° 1.784, de 22, de maio de 2023, renderá tributo ao padre Silvestre Álvares da Silva, considerado por historiadores o pioneiro na organização das Cavalhadas no Estado, uma tradição que remonta ao Século XVIII e mescla religiosidade, folclore e encenações medievais de batalhas entre mouros e cristãos.

Essa é a segunda edição da premiação que, no ano passado, homenageou 31 personalidades de 15 municípios goianos, como Jaraguá, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Autoridades como a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes Santos, e representantes de grupos folclóricos são esperados na mesa de trabalhos da solenidade.

Leia Também:  Senador Vanderlan entrega maquinários para a Prefeitura de Ceres

Sessões noturnas

Às 19 horas, o Plenário Iris Rezende Machado sediará outra sessão solene, desta vez em homenagem aos profissionais que atuam como bombeiros civis.

No mesmo horário, mas no Auditório Carlos Vieira, ocorrerá a solenidade em tributo às lideranças do município de Goiânia. Presidida pelo deputado Karlos Cabral (PSB), a cerimônia premiará com o Certificado de Mérito Legislativo figuras políticas, gestores públicos e comunitários que atuam pela capital.

O parlamentar ressalta o papel de destaque exercido pelos líderes e gestores políticos municipalistas. “Essas pessoas possuem uma percepção da realidade da comunidade, sendo responsáveis por reunir todas as demandas de interesse da comunicade local estabelecendo um elo entre os moradores e o poder público”, salienta Karlos Cabral.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade