Opinião
Atendimento fraterno
Fazer o bem, ter Deus em seu coração, pensamentos edificantes e positivos, eis a postura de alguém que se esforça para a sua elevação. Não adianta apenas romper as correntes da dor, é essencial também os esforços das asas.
Quem consegue ultrapassar a prisão das emoções e de se libertar das necessidades do corpo como as únicas que importam, há o aparecimento de valiosas tarefas que não podem ser desperdiçadas. É o atendimento fraterno àqueles que necessitam, seja em termos materiais, seja nas palavras, pensamentos e sentimentos que nutrem as criaturas de Deus. Quem entende sua missão em vida atende com zelo a sagrada proposta do Evangelho. De não se ausentar da dor alheia ou das obrigações no mundo. Sabe que a transitoriedade da vida material não representa a realidade do espírito e que a cada bem realizado, para os outros ou para si, é uma façanha que nunca se perde na eternidade.
Fazer o bem, ter Deus em seu coração, pensamentos edificantes e positivos, eis a postura de alguém que se esforça para a sua elevação. Não adianta apenas romper as correntes da dor, é essencial também os esforços das asas. Quanto mais o desapego da terra, melhor. O voo não é milagre, mas conquistas que se obtêm através do aceite do convite de Cristo. O caminho dele é de luta interna contra as próprias más tendências e inclinações. É preciso estar sempre atento para não acionar os vícios antigos e os atavismos do passado.
Neste sentido, grande é aquele que busca renovar sua moral e seu patrimônio ético, pois assim ficará seguro de escolher o mais adequado, independente da situação. Ao aluno avançado, provas superiores e é preciso vencer a todas elas para ser merecedor dos avanços nas séries do mundo. Ler, entender, atender, eis o sublime chamado da existência.
Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
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ARTIGO
Os cristãos da carta de Paulo aos romanos
Naquela época, o nome poderia revelar a origem (raça) e até a condição social da pessoa. Pelo nome podia-se conhecer a raça (judeu ou pagão) e a condição social (escravo ou não) da maioria das pessoas. A Igreja de Roma era composta de grande diversidade de raças e culturas.
Em artigo anterior, mostrei um preâmbulo da carta aos Romanos, que é um texto pastoral, e que buscava fazer uma introdução de si, quem era o apóstolo Paulo. Ficou patente que Paulo conhecia pessoas pelos nomes 28 pessoas da comunidade romana, sendo 18 homens e 10 mulheres.
A portadora da carta, Febe, não era conhecida. Logo faria parte da Igreja de Roma, elevando a 11 mulheres citadas no capítulo 16. Fica claro que Paulo dá relevância às mulheres, atitude contrária à condição da mulher naquele tempo.
Naquela época, o nome poderia revelar a origem (raça) e até a condição social da pessoa. Pelo nome podia-se conhecer a raça (judeu ou pagão) e a condição social (escravo ou não) da maioria das pessoas. A Igreja de Roma era composta de grande diversidade de raças e culturas.
Paulo repete o pensamento desenvolvido na primeira carta aos Coríntios (Rm 12,4-30) mostrando que a harmonia do corpo humano se dá pela união e pela colaboração dos diferentes membros. A mesma coisa acontece com o corpo social. É disso que a carta fala em Rm 12,3-8. E Paulo recorda sete dons diferentes que constituem a riqueza das igrejas domésticas de Roma: profecia, serviço, ensino, aconselhamento, distribuição de donativos, presidência da comunidade e exercício da misericórdia (12,6b-8).
São as pastorais das igrejas domésticas romanas. Ao recordar sete dons, Paulo quis mostrar todos os dons (o número sete significa totalidade) que constituem ao mesmo tempo a diversidade das comunidades. Essas igrejas tinham também seus conflitos. O primeiro grande conflito entre as comunidades era a raça, ou seja, entre judeus e não judeus (chamados de gregos em Rm 10,12). Grande parte da carta é para resolver esse problema, alargando o horizonte, porque é um problema geral.
Aliás, esse foi um dos conflitos permanentes em toda a sua vida. Para ele é evidente que em Jesus Cristo acabaram-se as diferenças por causa de raça, condição social ou sexo (Gl 3,28; Rm 10,12; 1Cor 12,13; Cl 3,11). Para Paulo, os cristãos de origem e culturas diferentes não é motivo de desunião, mas de enriquecimento mútuo.
A Carta aos Romanos pode ser dividida em três partes, além da saudação inicial e da conclusão. O endereço, a saudação e a ação de graças (1,1-15). A Primeira Parte (1,16-8,39): O Evangelho é a força de Deus que salva. Tema geral (1,16-17): (a) A ira de Deus (1,18- 3,20). (b) A salvação vem pela fé (3,21-4,25). (c) Viver de modo novo (5,1-8,39). Segunda parte (9,1-11,36): Deus e Israel. Terceira parte (12,1-15,13): A vida cristã. Conclusão: Ministério de Paulo, projetos, saudações, recomendações e louvor (15,14-16,27).
Paulo apresenta-se sozinho no início da carta, mas mostra sua identidade mediante três títulos que caracterizam sua missão (1,1): “servo de Jesus Cristo”, alguém que recebeu uma missão (“apóstolo”, do grego, enviado) do próprio Jesus que o escolheu (“escolhido”). Ele coloca-se como os profetas do Antigo Testamento, considerados: “servos” (Amós 3,7), “enviados” (Jeremias 25,4) e “escolhidos” (Jeremias 1,5).
Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano
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