educação

Aulas presenciais em Goiás retornam na primeira semana de Agosto

Em sistema de revezamento de alunos, haverá aulas presenciais e não presenciais, de forma complementar, para alcançar todos os estudantes

Publicados

As aulas presenciais na rede estadual de ensino de Goiás retornará no dia 2 de agosto de 2021 em regime híbrido. O retorno será realizado com a ocupação de até 50% da capacidade da escola, conforme as deliberações do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus.

Em sistema de revezamento de alunos, haverá aulas presenciais e não presenciais, de forma complementar, para alcançar todos os estudantes. A prioridade de retorno presencial é para os estudantes sem acesso à internet, com dificuldades de aprendizagem e em vulnerabilidade social.

Para regulamentar a volta às aulas presenciais na rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou um Guia de Implementação do Protocolo de Biossegurança e Medidas Pedagógicas para Retorno às Atividades Presenciais, que dá orientações de higiene e segurança, organização física das escolas e atuação pedagógica no regime híbrido de ensino.

Dúvidas

Como será o revezamento dos estudantes na volta às aulas?

Haverá, no decorrer do semestre, um rodízio quinzenal para o atendimento presencial escalonado dos estudantes. Serão priorizados, na retomada às aulas presenciais, os alunos sem acesso à internet e os estudantes que apresentarem dificuldades de aprendizagem.

Serão fornecidos álcool em gel, máscaras e demais equipamentos de proteção para alunos e professores?

A Secretaria de Estado de Educação adquiriu e enviou, para cada unidade escolar, os seguintes itens: 5 dispensers de álcool em gel, 2 termômetros, 1 pulverizador agrícola para desinfecção de ambientes, 2 caixas de máscaras cirúrgicas de proteção tripla, galões de sabonete líquido, máscaras de tecido (4 para cada aluno) e máscaras Face Shield (para professores). As escolas também estão equipadas com álcool em gel.

Quantas horas por dia cada estudante deve ficar na escola?

As aulas terão duração normal de 50 minutos e o dia na escola terá carga horária total (com exceção das escolas de tempo integral, onde haverá aulas presenciais somente no turno matutino ou vespertino para cada turma de alunos). No entanto, não haverá intervalos para recreio.

Como será o esquema de entrada, saída, circulação nos corredores e uso dos banheiros nas escolas durante a pandemia?

Serão adotadas medidas de controle de acesso às escolas. Demarcações no piso, com distância de 1 metro, garantirão o distanciamento entre as pessoas na entrada e saída da instituição. Se possível, serão adotados diferentes acessos, sendo um destinado a entrada e outro, a saída.

Leia Também:  Governo de Goiás disponibiliza 30 totens do Expresso na capital e em Aparecida de Goiânia

Haverá higienização das salas de aula entre uma aula e outra? Como será feita?

As unidades escolares devem higienizar as salas a cada troca de turma, se atentando à disposição das mesas e cadeiras. Para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes, podem ser feitas demarcações no piso indicando o posicionamento de mesas e cadeiras, além de interdições e retiradas. As mesas e carteiras deverão estar com a mesma orientação, evitando que estudantes fiquem virados de frente uns para os outros.

Além disso, as escolas devem disponibilizar dispositivos de descarte adequado (preferencialmente lixeira com tampa e acionamento a pedal) em toda a escola.

Para garantir a proteção individual dos estudantes durante as aulas, é recomendado que as mochilas e demais pertences não sejam colocados em contato com o chão. Também será proibido o consumo de alimentos dentro das salas, fora dos horários de refeições.

Os pais que não se sentirem seguros poderão manter seus filhos em casa com acompanhamento remoto?

Sim. O retorno presencial não será obrigatório para os alunos. Os pais e responsáveis que não se sentirem confortáveis com a volta presencial podem manter seus filhos ou tutelados no regime especial de aulas remotas.

Haverá atendimento médico dentro das escolas?

Não. Em cada unidade escolar haverá monitoramento da saúde dos estudantes e profissionais e, caso haja necessidade, serão acionados os contatos para atendimento de urgência.

E quanto ao transporte escolar? Que medidas serão tomadas para garantir a segurança de todos os estudantes?

No transporte escolar, será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento de 1 metro entre as pessoas. A ocupação do veículo fica limitada a 50% da sua capacidade.

Será ofertado alguma “capacitação” para os professores atuarem nessa fase de retorno?

Foram organizadas e ministradas, desde o início da pandemia, diversas formações continuadas para os profissionais da rede estadual de ensino, com foco na apropriação dos protocolos de biossegurança, bem como o planejamento do retorno dos estudantes às atividades pedagógicas presenciais.

Existe um plano de contingência para o caso de haver contaminação dentro de alguma escola. Como ele funcionará?

Leia Também:  Valentina tem sonda de alimentação retirada; Assista

Para a definição de surto ou aglomerado de casos será considerada a ocorrência de dois ou mais casos confirmados, em ambiente fechado, em um período inferior a 14 dias, na mesma instituição e no mesmo turno. A identificação da situação desencadeia a comunicação imediata à vigilância epidemiológica municipal de saúde.

Diante de um caso suspeito ou confirmado, a instituição de ensino deverá:

– Afastar a pessoa dos demais em uma sala de distanciamento

– Avisar os responsáveis, caso seja um estudante

– Higienizar os ambientes onde a pessoa frequentou nas últimas 24 horas

– Comunicar caso suspeito e/ou confirmar à Vigilância Epidemiológica Municipal

– Registrar caso suspeito no controle interno

– Ficar alerta para novas ocorrências de casos e surtos

– Caso identifique 2 casos confirmados, ou mais, na mesma sala de aula no período inferior a 14 dias, fechar a sala de aula e ficar 10 dias de quarentena

Se tem uma pessoa com suspeita ou com teste positivo de Covid-19 na casa do estudante, do professor ou do servidor, ele deve ficar em casa ou ir para escola?

Os trabalhadores, colaboradores e alunos com contatos domiciliares de casos confirmados devem ser afastados por 14 dias a contar da data de início de sintomas do caso domiciliar ou da data de coleta, se assintomático. Caso um novo contato apresente sintomas, o tempo de isolamento deverá ser ampliado por mais 14 dias, a partir da data de início de sintomas do novo contato. Após esse período, retornar à instituição (aulas ou atividades presenciais) se permanecer assintomático. Caso apresente sintomas, deve seguir as orientações de caso suspeito.

Observação: Contato – É qualquer pessoa que esteve próximo a um caso confirmado de COVID-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 02 dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas do caso confirmado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Governo de Goiás convoca mais 315 professores aprovados em concurso

Convocação foi publicada em Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (02/04); convocados devem apresentar a documentação a partir do dia 08 de abril.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado participa de evento com gestores da rede estadual de educação, em Anápolis. Foto: Secom

O Governo de Goiás convocou, nesta terça-feira (2), mais 315 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da rede estadual de educação. Assim como nos chamamentos anteriores, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 05 de abril, por meio do e-mail posse@goias.gov.br.

A partir do dia 8 de abril, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 03 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 08 de maio, seguida de curso de formação.

“Os professores vão trabalhar em colégios com estrutura digna, com padrão de excelência e capazes de competir com escolas particulares. Empenhamos recursos para essa transformação e a educação em Goiás hoje é referência nacional”, afirma o governador Ronaldo Caiado, ao dar as boas-vindas aos novos servidores. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, lembra que o estado ficou 20 anos sem receber professores efetivos, o que foi corrigido pela atual gestão.

Leia Também:  Colégios Militares estão com inscrições abertas para mais de 5,6 mil vagas

Concurso

Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022. Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados clicando aqui

Para mais orientações sobre a posse, acesse: www.educacao.go.gov.br

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA