Basileu França abre inscrições para cursos de artes circenses
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/572ecdb800d8b3e2c0b9a7b3c87c1a57.jpeg)
Os interessados pelas artes circenses que desejam conhecer e até se profissionalizar podem participar de cursos oferecidos pela Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, em Goiânia. As turmas deste semestre são voltadas tanto para iniciantes, quanto para aqueles que já estudam e atuam na área.
As inscrições para o público geral devem ser feitas até a próxima terça-feira (11/02), no site da instituição (clique aqui). Agora, aqueles profissionais que queiram integrar o Núcleo de Altas Habilidades, do Coletivo de Artes Visuais da unidade, devem se inscrever no mesmo endereço até o próximo sábado (08/02), para concorrer a uma das 13 vagas. A previsão para o início das aulas é o mês de março.
Cursos de artes circenses
Na modalidade de capacitação, a instituição vai abrir cursos de Acrobacias Aéreas III, Malabares e Equilíbrios I e Acrobacias de Solo IV para pessoas que possuem no mínimo 14 anos de idade. O preenchimento das 20 vagas requer que os candidatos morem em Goiânia.
Durante o processo de seleção, todos serão submetidos a testes de aptidão física e a exercícios específicos que explorem alguns movimentos circenses.
Já na modalidade de qualificação profissional, os candidatos vão disputar 36 vagas divididas em turmas iniciante e avançado para crianças, jovens e adultos, respeitando as seguintes faixas de idade, de 09 a 10 anos, de 11 a 13 anos, e acima de 14 anos.
O processo de seleção para os novos estudantes está dividido em duas fases, inscrição no site com informações do candidato e a realização de testes de flexibilidade, de força e avaliação de habilidades corporais ou de movimentos específicos do circo.
As turmas vão ser abertas para os períodos da tarde e da noite, e os cursos vão ter a carga horária de 240h.
Os estudantes e os profissionais que atuam, no mínimo há dois anos na área, vão ter a oportunidade de aprimorar as habilidades circenses no Núcleo de Altas Habilidades, no Corpo Circense. A EFG Basileu França disponibiliza 13 vagas para adultos, de 18 a 40 anos.
Durante a formação, o estudante vai participar de atividades de malabarismo e manipulação de objetos, equilibrismo, artes cênicas, e de acrobacia área, de solo, mão a mão e trampolinismo. A seleção será feita na unidade, quando serão avaliados o nível dos candidatos e a capacidade de realização de movimentos específicos.
Serviço
Assunto: Inscrições abertas para cursos em Circo da EFG Basileu França
Inscrições: Cursos de capacitação e qualificação até 11 de fevereiro; e Núcleo de Altas Habilidades – Coletivo de Artes Visuais até 08 de fevereiro, pelo site: https://efg.org.br/
Endereço: Rua 18, 81 – Centro, Goiânia-GO
Dúvidas: mail: basileufrancasecretaria@gmail.com ou pelo número (62) 99849-4704 (WhatsApp).
Fonte: Governo de Goiás
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
ESTADO
Agrodefesa alerta para prazos de semeadura do algodão
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/45870a329cc981b5d229665035420413.jpeg)
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informa que termina na próxima segunda-feira (10/02) o prazo para a semeadura de algodão em 103 municípios goianos, que ficam nas regiões 1 e 2 estabelecidas na Instrução Normativa Estadual nº 04/2019.
Na região 3, que envolve 54 municípios, o prazo da semeadura terminou no último dia 31 de janeiro. Já na região 4, que cobre os municípios restantes – 89 municípios – o calendário de semeadura teve início em 21 de janeiro e termina em 15 de abril
A determinação faz parte das medidas fitossanitárias estabelecidas pelo Governo de Goiás para a prevenção e o controle do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), principal praga que afeta a cultura no Estado.
“É importante que os produtores cumpram com os prazos definidos na legislação, para evitarmos as infestações pela praga e, assim, alcançarmos bons índices de produtividade e produção”, reforça a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio. “Lembrando, ainda, que o calendário de semeadura é uma das medidas fitossanitárias obrigatórias fiscalizadas pela Agrodefesa”.
Cadastro de propriedades
A Agrodefesa alerta, também, que o cadastro de todas as lavouras de algodão é obrigatório junto ao órgão e deve ser feito no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) até 30 dias após a semeadura.
“De posse das informações sobre as lavouras de algodão do Estado, a Agrodefesa pode monitorar a presença de pragas, bem como desenvolver ações com foco na sanidade das lavouras. A cultura do algodão tem uma importância econômica muito grande no Estado de Goiás, com uma cadeia extremamente organizada, qualificada e tecnificada, que gera renda e milhares de empregos no campo e na cidade”, finaliza o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, Goiás deve produzir 138,2 mil toneladas de algodão na safra 2024/2025, em uma área plantada de 30,3 mil hectares.
A produção de algodão em pluma deve ser de 55,3 mil toneladas, enquanto que de caroço de algodão a expectativa é de produção de 82,9 mil toneladas.
Fonte: Governo de Goiás
- CIDADES5 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- VALE DO SÃO PATRÍCIO3 dias atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- ARTIGO6 dias atrás
Disputa de herança
- Acidente4 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte
- CIDADES7 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO2 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues