educação
Brasil tem 62 universidades entre as melhores do mundo
A Universidade de São Paulo (USP) se manteve como a melhor colocada em toda a América Latina. A UFG está entre as posições 1200 e 1500.
A consultoria britânica Times Higher Education (THE), divulgou nesta semana seu ranking anual com as melhores universidades do mundo, com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional. Ao todo, 62 instituições brasileiras estão na lista, referência global para estudantes, gestores e professores. A Universidade de São Paulo (USP) se manteve como a melhor colocada em toda a América Latina, na faixa entre a 201-250 melhores. As instituições que estão abaixo do top 200 são organizadas em grupos. A Universidade Federal de Goiás (UFG) aparece entre os grupos 1201-1500. No total, cerca de 1,8 mil universidades foram avaliadas.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que a USP conquista essa colocação. A Universidade de Oxford (Reino Unido) segue pela sétima edição como a melhor instituição de ensino superior do mundo, seguida pela Universidade Harvard (EUA) e, em terceiro, as Universidades de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (EUA), empatadas. Dentre as brasileiras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a segunda melhor colocada e se manteve entre o 401º a o 500º lugar. Em seguida, estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que permanece entre as posições 601 e 800, mesmo grupo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que subiu de posição em relação ranking ao ranking do ano passado, quando estava no grupo de 801 a 1000.
A melhor estreia do ranking foi da Universidade Humanitas, da Itália, que aparece pela primeira vez na lista e já entre o grupo de 201 a 250. Os Estados Unidos têm o maior número de instituições listadas na classificação geral, com 177 universidades, e no top 200, com 58. A THE incluiu nesta edição cinco nações africanas: Zâmbia, Namíbia, Moçambique, Zimbábue e Ilhas Maurício.
Veja a lista com as 10 melhores universidades do mundo, segundo a THE: 1 Universidade de Oxford (Reino Unido) 2 Universidade Harvard (EUA) =3 Universidade de Cambridge (Reino Unido) =3 Universidade Stanford (EUA) 5 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) 6 Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) 7 Universidade de Princeton (EUA) 8 Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) 9 Universidade de Yale (EUA) 10 Faculdade Imperial de Londres (Reino Unido).
Confira aqui a posição das universidades brasileiras no ranking da THE: Posições 201 a 250: Universidade de São Paulo (USP) Posições 401 a 500: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Posições 601 a 800: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Posições 801 a 1000: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Posições 1001 a 1200: Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Posições 1201 a 1500: Universidade de Brasília (UnB) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Federal de Lavras (UFLA) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Federal de Viçosa (UFV) Universidade Estadual de Londrina (UEL) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Unisinos Posições acima de 1501: Universidade Católica de Brasília Universidade de Caxias do Sul Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Universidade Federal do Vale do São Francisco Universidade Federal de Itajubá Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Nove de Julho (Uninove) Universidade de Passo Fundo (UPF) Universidade de Pernambuco (UP) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com Agências
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,
através do WhatsApp (62) 98504-9192
EDUCAÇÃO
Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025
Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.
O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.
Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.
Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.
A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de suspeito de estelionato, em Porangatu
- Acidente6 dias atrás
Acidente com cinco vítimas é registrado em Goianésia; Assista
- Acidente5 dias atrás
Acidente na GO-164 tira vida de duas pessoas
- Acidente4 dias atrás
Acidente na BR-153 mata duas crianças e deixa pai em estado grave
- Agronegócio7 dias atrás
Pressão de oferta e demanda em queda impacta o mercado do boi gordo
- Acidente4 dias atrás
Jovem que residia em Rialma e envolveu em acidente na GO-480 em Goianésia, não resiste e morre
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Homem é preso em flagrante suspeito de violência doméstica, em Crixás
- VÍDEOS6 dias atrás
Acidente com cinco vítimas é registrado em Goianésia