situação de emergência
Caiado decreta situação de emergência por falta de chuvas em 25 municípios
Estiagem atinge principalmente municípios das regiões Oeste e Norte do Estado e afeta produção agrícola. O documento abrange principalmente municípios das regiões Oeste e Norte do Estado, são eles: Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.
O governador Ronaldo Caiado decretou situação de emergência em 25 municípios goianos em razão da falta de chuvas, o que afetou de forma considerável a produção agrícola. O decreto n.º 10.407 foi publicado em suplemento do Diário Oficial do Estado na segunda-feira (5) e tem vigência de 180 dias.
O documento abrange principalmente municípios das regiões Oeste e Norte do Estado, são eles: Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.
O decreto leva em consideração o registro de baixos índices de chuvas, além de condições climáticas extremas por conta do período prolongado de baixa ou nenhuma quantidade de chuva, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição, conforme Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
Segundo o decreto, o desastre denominado e codificado como “Estiagem” fica classificado como de nível 2 ou de média intensidade, de acordo com portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda conforme o documento, os efeitos da decretação de situação de emergência ficam limitados aos municípios elencados e que tenham comprovação dos danos provocados pelo desastre.
Causa
O El Niño é apontado como o causador da estiagem no Estado. Levantamento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), aponta que o fenômeno natural teve início em junho de 2023 e, de setembro a dezembro, causou temperaturas elevadas e chuvas irregulares. A onda de calor persistente afetou as plantações, com o calor excessivo consumindo a umidade do solo.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
CIDADES
Caravana de Natal da Coca-Cola traz magia e encanto para 11 cidades de Goiás
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia.
A Caravana Iluminada da Coca-Cola BANDEIRANTES, com o tema deste ano ‘Desperte o Papai Noel que há em você’, percorrerá diversas cidades de Goiás entre os dias 29 de novembro e 15 de dezembro, espalhando a magia do Natal, promovendo atos de bondade e celebrando o espírito natalino.
A Coca-Cola tem uma longa história com a imagem do Papai Noel, desde seu primeiro uso em anúncios natalinos na década de 1920. Em 1931, a marca contratou Haddon Sundblom, um ilustrador de Michigan, para criar imagens do Papai Noel que seriam usadas em novos anúncios de Natal. Essas imagens icônicas se tornaram sinônimo dessa celebração mundial junto com uma Coca-Cola, e as artes originais podem ser encontradas em galerias de arte ao redor do mundo.
“A Caravana de Natal da Coca-Cola já se tornou uma tradição querida aqui em Goiás. É um momento especial onde famílias e comunidades se reúnem para vivenciar a magia do Natal. Nosso desejo é inspirar todos a despertar o Papai Noel que existe dentro de cada um, espalhando bondade e alegria. Esperamos que essa caravana traga muita esperança e felicidade para todos,” afirmou Ana Rafaela Soares, Gerente de Marketing da Coca-Cola BANDEIRANTES.
As Caravanas de Natal têm como objetivo incentivar todos os participantes a despertarem seus ‘Papais Noéis interiores’, um tema central da aguardada campanha de Natal. Por quase três décadas, desde que iluminaram suas luzes pela primeira vez em um anúncio de televisão nos anos 90, os caminhões das Caravanas de Natal têm sido símbolos poderosos e tangíveis das Festas de Fim de Ano em todo o mundo.
As cidades que receberão a Caravana de Natal Coca-Cola 2024 são:
– Anápolis
– Aparecida de Goiânia
– Goiânia
– Goianira/Inhumas
– Morrinhos
– Palmeiras de Goiás
– Rio Verde
– São Luís de Montes Belos
– Senador Canedo
– Trindade
Todas as informações sobre a Caravana serão compartilhadas no Instagram da Coca-Cola BANDEIRANTES (@refrescosbandeirantes) e no site da marca, bastando acessar https://natal.coca-cola.com.br/
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023 iniciou as parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e com a Perfetti Van Melle empresa líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella. Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ARTIGO7 dias atrás
Inveja
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura