Política

Caiado é eleito presidente do Consórcio Brasil Central

Por unanimidade, governador de Goiás assume bloco que une Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Publicados

Governador Ronaldo Caiado é eleito por unanimidade para a presidência do Consórcio Brasil Central em 2024. Foto: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado é o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). A definição pelo nome do chefe do Executivo goiano para ficar à frente do bloco em 2024 foi unânime entre os demais governadores que integram o grupo. “É uma alegria receber o apoio de meus colegas. Já vivi bastante na política e, sem dúvida alguma, é um grande desafio”, frisou o gestor durante coletiva à imprensa nesta terça-feira (23), em Brasília. Fazem parte do bloco Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Segundo Caiado, a função lhe impõe mais responsabilidade e trabalho, já que os estados que fazem parte do bloco agregam uma população de 26 milhões de habitantes de 875 municípios. No entanto, ele afirma que sua gestão será marcada por decisões trabalhadas em conjunto. “Com a participação e aprovação de todos, a pauta será cumprida por mim, seja ela em contato com o governo federal, ministérios, com a presidência ou com o Congresso Nacional”, pontuou.

O governador sugeriu alguns temas para discussão, envolvendo saúde, orçamento e segurança pública. Áreas que fazem a gestão do Caiado a mais bem avaliada do país, com aprovação de 72%, conforme a última pesquisa AtlasIntel. “Vamos construir uma agenda respeitando as atividades de cada um dos colegas em seus estados, mas trazendo a sintonia das nossas ações e experiências”, citou Caiado. Ele destacou ainda que continuará com aquisições em conjunto, a exemplo do que é feito na compra de medicamentos, em busca de economia e eficiência. “Podemos fazer na área de infraestrutura, com a compra de asfalto, e na de material de consumo dos estados”.

Leia Também:  Padre custou R$ 1,78 milhão

Por fim, o chefe do Executivo estadual reforçou que o consórcio trabalha sem preconceitos e que estará de mãos estendidas aos demais estados do Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste, para que boas experiências em segurança, educação e saúde sejam compartilhadas. “Nossa intenção é, cada vez mais, proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

Ao passar a gestão para Caiado, o governador Mauro Mendes ressaltou a união do bloco. “Temos um esforço comum para cuidar dessa parte do Brasil. São sete estados, que desde 2015 compartilham experiência e com sinergias regionais constroem alternativas para um bom desenvolvimento das políticas públicas em cada estado”.

Fórum

A eleição do novo presidente do bloco ocorreu paralelamente ao Fórum de Governadores do BrC. Na ocasião, o Governo de Goiás apresentou o projeto vencedor do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central. Na área de educação, o destaque foi para a iniciativa “Estudantes de Atitude”, lançada em 2019.

“É um programa que promove a cidadania, a formação ética e moral e ainda a transparência e a prevenção da corrupção no âmbito da rede estadual de ensino. É uma ação que nos orgulha muito”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, que falou em nome do Governo de Goiás. Na primeira edição, em 2019, o projeto teve a participação de 105 unidades escolares e em 2023 saltou para 780, com um alcance de quase 40 mil estudantes de 219 municípios.

Leia Também:  PM realiza prisão de dois suspeitos de praticar rinha de galo e resgata quase 100 aves, em Goiânia

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Em Inhumas, Daniel Vilela reforça parceria política entre MDB e PP a favor dos goianos

Vice-governador prestigiou 1º Encontro Regional do Progressistas realizado na noite desta segunda-feira (19). Ele destacou força do partido e a contribuição dada à gestão do governador Ronaldo Caiado. Evento contou com presença de lideranças nacionais da legenda.

Publicados

em

Junto ao presidente estadual do Progressistas, Alexandre Baldy, o vice-governador ressaltou que o partido tem contribuído significativamente para a gestão do Estado. Foto: André Costa

O vice-governador Daniel Vilela afirmou, nesta segunda-feira (19), que o MDB e o Progressistas (PP) “caminham muito juntos” em Goiás. Ele, que preside o MDB no estado, destacou a parceria entre os dois partidos durante o 1º Encontro Regional realizado pelo PP em Inhumas, cidade localizada a 45 quilômetros de Goiânia.

A fim de reforçar a sintonia entre emedebistas e pepistas, o vice-governador ainda ressaltou que tem acompanhado as articulações dos Progressistas com vistas às eleições municipais. O que o levaria a concluir que o PP vai ser um dos “protagonistas” em 2024, “elegendo grande número de prefeitos” em todo estado. “Eu vejo este partido como uma ‘segunda casa’. Faço questão de estar presente em todos os demais encontros que vocês organizarem”, sublinhou.

Em resposta às declarações do vice-governador, o presidente regional do Progressistas, Alexandre Baldy – ele também está à frente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) -, lembrou que nas eleições estaduais de 2018, quando Daniel disputou o Palácio das Esmeraldas, o PP estava em sua coligação. O dirigente pepista também mencionou o apoio dado à campanha à reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB), quando Daniel compôs a chapa como candidato a vice.

Leia Também:  Governo de Goiás realiza missão em Portugal

“Tenha em nós uma família”, disse Baldy ao vice-governador, observado pelo presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI); pelo ministro dos Esportes, André Luiz de Carvalho, o Fufuca; e pela vice-prefeita de Inhumas, Fabianne Leão, anfitriã do ato político. “Estaremos sempre lado a lado na construção de um estado cada vez melhor e que transforma a vida dos goianos”, completou. “Aqui, Daniel, tem pessoas que o respeita e o admira”, emendou Ciro Nogueira.

Base unida

No 1º Encontro Regional dos Progressistas, o vice-governador enfatizou a “expressiva contribuição” da legenda com o “governo melhor avaliado do país” e relembrou que pesquisas recentes atribuem à gestão do governador Ronaldo Caiado índices de aprovação superiores a 80%. “Nós reconhecemos a importância deste partido para o fortalecimento da base aliada ao nosso governo”, afirmou Daniel.

“Também trago aqui um abraço do governador, que tem carinho e admiração por todos os progressistas que trabalham de forma competente em sua gestão. Alexandre Baldy é um deles. É o responsável pelo maior programa habitacional deste país; programa este que nenhum outro estado tem igual”, acrescentou.

Leia Também:  Covid-19: Brasil registra 91 mortes e 12,7 mil casos em 24 horas

Em meio à sucessão de discursos em um amplo galpão na Avenida Bernardo Sayão, no centro da cidade, também foram assinadas fichas de filiação de lideranças de Varjão, Panamá, Piracanjuba, Heitoraí e Joviânia. O ex-deputado federal Roberto Balestra, que estava distante do cenário político há vários anos, esteve no encontro regional. Inhumas é sua terra natal e é onde ele mantém negócios na iniciativa privada. Ele fez questão de cumprimentar Daniel na entrada do evento.

Além de Balestra, de militantes e de filiados ao Progressistas daquela região, o evento teve a presença de prefeitos do PP, vice-prefeitos, vereadores, dezenas de pré-candidatos, secretários do governo estadual, dos deputados estaduais pepistas Vivian Naves, Alessandro Moreira e Jamil Calife, e do federal Adriano do Baldy.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA