Campinorte: Prefeito e vice reeleitos e secretário são acionados por compra de votos
O promotor eleitoral, Dr. Afonso Gonçalves Filho propôs ação por captação ilícita de sufrágio contra o prefeito de Campinorte e candidato reeleito ao cargo, Francisco Correa Sobrinho; e o atual vice e também reeleito ao cargo, Agnaldo Antônio de Ávila, com o objetivo que os dois primeiros sejam condenados à multa de R$ 53.205,00, e tenham seus registros ou diplomas cassados. Foi acionado também o secretário de Habitação, Reginaldo Ribeiro Alves, a quem foi requerida a aplicação da multa de igual valor aos demais.
Afonso relata que, durante o processo eleitoral e mais especificamente nos últimos dias de campanha, vários eleitores receberam promessa de doação de lotes pelo município, o que seria feito pelo então candidato à reeleição.
Testemunhas também confirmaram que, na segunda-feira após as eleições, várias pessoas seguiram para uma área no Setor Sul, próxima à subestação da Celg, onde havia um loteamento. Esses eleitores tinham papéis em mãos e cercaram os lotes que teriam recebido em doação nos dias que antecederam o pleito.
“Essa movimentação demonstrou a doação dos terrenos, e motivou a comunidade a procurar as autoridades para denunciar a compra de votos e o abuso do poder econômico e político para beneficiar os candidatos que se sagraram vencedores”, afirmou o promotor.
Apuração do MP confirmou que houve uma articulação incisiva do prefeito e do secretário para a eleição dos dois candidatos aos cargos públicos, com a promessa e doação de vantagem pessoal ao eleitor com o intento de obter-lhe voto, abuso que se deu por meio da doação ilegal dos terrenos.
Afonso Filho esclarece que relatos revelaram que houve a promessa de doação de lotes dirigida a grupos determinados de eleitores, sendo que, na véspera das eleições, por determinação de Francisco, o secretário fez a entrega de memoriais descritivos a vários cidadãos, que individualizavam lotes de uma área próxima à subestação.
Da Redação com Comunicação Social do MP-GO
ELEIÇÕES
Atualização do e-Título é recomendada pelo TSE antes das eleições
O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição
Com a votação para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se aproximando, no dia 6 de outubro, o TSE recomenda que os eleitores atualizem o aplicativo e-Título. Conforme divulgado pelo tribunal, é por meio dele que será possível acessar a versão digital do título de eleitor.
Para atualizar o e-Título, é necessário buscar o aplicativo na loja virtual do seu celular, como Google Play ou Apple Store. Após isso, basta digitar o nome do aplicativo e clicar em “atualizar”.
O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.
O aplicativo, lançado em 2017, não é obrigatório para a votação. Quem não tiver, deve apresentar um documento oficial com foto.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil