A terceira #ondadecalor que atinge o #Brasil deve se arrastar até domingo. Segundo o site MeteoBlue, desenvolvido em 2006 pela Universidade da Basileia na Suíça, as temperaturas no centro e norte do país vão oscilar bastante nos próximos dias. A escala mostra as regiões com maiores temperaturas em tom rosa. Quanto mais rosa escuro na região central do mapa, maior a temperatura.
Em Goiás, a capital Goiânia registrou ontem 39,7º segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, sua maior temperatura desde o início das aferições há 60 anos. No interior do estado algumas cidades podem máximas jamais sentidas.
40º a 42º – Ceres, Rialma, Nova Glória (centro), Uruaçu, São Miguel do Araguaia, Minaçu (norte).
43º a 44º – Aruanã, Mozarlândia, Montes Claros (oeste), Uruana, Heitoraí, Carmo do Rio Verde (centro), Fazenda Nova, Caiapônia, Perolândia (sudoeste), Cezarina, Goiatuba, Cachoeira Dourada (sul).
45º a 46º – Aragarças, Arenópolis (oeste).
O calor intenso tem como principal causa o aquecimento global, porém outros fatores e fenômenos climáticos contribuem para esse desequilíbrio. Entre eles está o #ElNinõ que provoca alterações na distribuição de calor na água do oceano pacífico. No Brasil, as principais mudanças são a seca nas regiões norte, nordeste e centro oeste. No sul do país a principal característica é o aumento de chuvas.
Outras cidades do país
O Rio de Janeiro já registrou a maior sensação térmica até o momento. A cidade experimentou um calor de 52,7º e para os próximos dias a previsão é de temperaturas acima de 46º no meio da tarde. Situação que também deve se repetir em São Sebastião e Itaboraí, também no Rio.
O calor também deve intensificar em Barra do Garças, no Mato Grosso. Quem também vai sentir bastante é a população de Iguapé em São Paulo. Ambas a previsão é de mais de 46º até domingo.
Dica de ouro
Durante este período é fundamental evitar exposição ao sol nos horários mais críticos: entre 10h e 16h. Sempre que necessário, usar o protetor solar antes de “tomar sol” e manter o corpo sempre hidratado. Beba bastante água (o recomendado pela OMS é 30 a 40ml de água por quilo de peso). A prática de atividades físicas é recomendada, porém à sombra e de preferência em ritmo mais leve.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192