Cinco pré-candidaturas estão colocadas para disputa
A sucessão estadual tem um número menor de concorrentes este ano, em relação ao pleito de 2014. Até agora, foram colocadas no tabuleiro político de Goiás, cinco nomes para disputar quem será o próximo inquilino do Palácio das Esmeraldas, também chamado de Casa Verde. Na última eleição para a governadoria, sete nomes disputaram o cargo.
Na eleição de 2014, saíram candidatos: Marconi Perillo (PSDB); Iris Rezende (PMDB); Antônio Gomide (PT); Alexandre Magalhães (PSDC); Marta Jane (PCB); Weslei Garcia (PSOL) e Vanderlan Cardoso (PSB). Marconi venceu o pleito com 1.750.977 votos (57,44% dos votos válidos) contra 1.297.592 votos (42,56%) dados ao segundo colocado, Iris Rezende, no segundo turno.
Para o pleito atual, até agora, estão colocadas cinco pré-candidaturas: José Eliton (PSDB); Ronaldo Caiado (DEM); Daniel Vilela (PMDB); Kátia Maria (PT) e Weslei Garcia (PSOL). Claro que este número pode subir, uma vez que as convenções ainda vão acontecer, no período de 20 de julho a 05 de agosto. Portanto, ainda há um prazo significativo para a definição do quadro, inclusive, com mudanças nos nomes já colocados. Tudo vai depender, ainda, de muitas conversas entre os partidos. Sem contar que não só a chapa para Governador está em jogo, mas também a do Senado, que corre quase em paralelo.
Independentemente do número de concorrentes, o mais importante é que o eleitor possa ter uma visão de todo o quadro político que começa a ser desenhado de agora até às convenções e que preste, também, atenção nos discursos neste período de pré-campanha. Durante a campanha, que se inicia logo após as convenções partidárias, o acompanhamento deve ser redobrado, não só para conhecer os planos de governos, mas para que se possa acompanhar mais de perto a execução, após a eleição, daquilo que foi prometido ou projeto por candidatos, partidos e coligações.
O jogo eleitoral nunca termina após o voto. Ele continua na cobrança daqueles que serão eleitos para governar e legislar em favor da população. Portanto, o eleitor tem um papel fundamental no processo: antes, durante e depois.
ELEIÇÕES
Atualização do e-Título é recomendada pelo TSE antes das eleições
O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição
Com a votação para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se aproximando, no dia 6 de outubro, o TSE recomenda que os eleitores atualizem o aplicativo e-Título. Conforme divulgado pelo tribunal, é por meio dele que será possível acessar a versão digital do título de eleitor.
Para atualizar o e-Título, é necessário buscar o aplicativo na loja virtual do seu celular, como Google Play ou Apple Store. Após isso, basta digitar o nome do aplicativo e clicar em “atualizar”.
O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.
O aplicativo, lançado em 2017, não é obrigatório para a votação. Quem não tiver, deve apresentar um documento oficial com foto.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil