Vale do São Patrício

Colégio Imaculada Conceição de Ceres encerrará as atividades

Publicados

O Colégio Imaculada Conceição de Ceres no Vale do São Patrício, vai encerrar as suas atividades. Ele é mantido pela Associação Educacional Imaculada Conceição desde o ano de 2016.  O Colégio divulgou um comunicado que consta:

“Nesses últimos dois anos, com situação imposta pela pandemia da COVID-19, o colégio sofreu déficit financeiro e outros fatores. Viu-se obrigado a atender adequações pedagógicas e administrativas, necessárias para continuidade do serviço prestado à comunidade, continuando até dezembro de 2021, sem condições de manter as turmas, com o mínimo necessário de alunos por turma, somado ao déficit financeiro e a inadimplência.

Após análise profunda dos dados contábeis, a Assembleia Geral, presidida por Dom Jeová Elias Ferreira, presidente mantenedor, bispo da Diocese de Goiás e demais membros, decidiu pelo encerramento das atividades do colégio no final deste ano letivo”.

 

Outros momentos do CIC

Em janeiro de 2015 o JORNAL DO VALE publicou com exclusividade “Colégio Imaculada estaria próximo de ser fechado?”.

O CIC como é carinhosamente chamado pelos seus ex-alunos até então era uma instituição educativa ligada à igreja católica e de orientação franciscana que está instalada há mais de 60 anos no centro de Ceres.

Leia Também:  Aulas presenciais em Goiás retornam na primeira semana de Agosto

Na época alguns pais disseram à reportagem que apenas 3 turmas funcionaram em 2015 e a direção já discutia um possível fechamento.

Em agosto de 2015 publicamos a matéria “Colégio Imaculada Conceição pode voltar a funcionar normalmente”. Assim, sob a gestão da Rede Escolar Franciscana (REF), o Colégio Imaculada Conceição funcionou em 2015 a duras penas, com pouquíssimos alunos. Na época a REF assinou contrato de comodato de cinco anos com a Diocese da cidade de Goiás para utilização da estrutura física da escola para uma instituição conveniada com o Governo de Goiás continuando a oferecer o Ensino Fundamental e Médio. Desta forma foi criada a Associação Educacional Imaculada Conceição. Entretanto, no Governo a Associação não obteve êxito, já que os planos do mesmo para 2016 eram para gerir escolas no Estado através de Organizações Sociais (OS).

Em 2016, a Associação Educacional Imaculada Conceição buscou manter a qualidade do ensino, sendo que todos os recursos arrecadados na mesma serão totalmente revertidos para o colégio, já que não possui mais nenhum vínculo com os Frades, que anteriormente cuidavam do colégio.

 

História sepultada

Uma parte significativa da história de Goiás será sepultada com a chegada de 2022. O Colégio Imaculada Conceição, responsável pela formação de várias gerações, não será reaberto para receber estudantes.

Leia Também:  Covid-19: Brasil acumula 7,16 milhões de casos e 185,6 mil mortes

A notícia da desativação do lendário Colégio Imaculada Conceição surpreendeu os ceresinos.

“Muito triste”, publicou Jadson Pedroso ex-aluno do CIC, ao tomar conhecimento da notícia nesta sexta-feira.

O ex-aluno do CIC, advogado e jornalista, Dr. André Marques disse “uma história de gerações está sendo sepultada”.

“Que tristeza para nossa cidade de Ceres!! Eu estudei no Colégio Imaculada até o ano até 1991. Foram bons momentos, e de muito aprendizado. Pena que só vai nos restar boas lembranças. Torço pra que um dia isso possa ser revertido”, comentou o ex-aluno Rinaldo Fernandes na redes sociais.

“Eu tinha loucura para estudar no Imaculada. Lembro direitinho do uniforme que achava lindo”, busca na memória o editor geral do JORNAL DO VALE, Waldir Marques que estou no CIC.

A difícil situação financeira do CIC não era desconhecida dos pais de alunos.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.

Publicados

em

Prazo de confirmação de matrículas para as escolas públicas estaduais vai até dia 13 de dezembro. Foto: Seduc

O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.

Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.

Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.

Leia Também:  Covid-19: Brasil acumula 7,16 milhões de casos e 185,6 mil mortes

A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA