Vale do São Patrício
Com milho recebido pelo PAA, pamonhas são servidas como merenda escolar para crianças em Uruana
Iniciativa beneficiou escolas municipais e distritais do município.

As entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) têm beneficiado milhares de goianos em todo o estado. Nesta semana, a Secretaria de Educação de Uruana no Vale do São Patrício recebeu duas toneladas de milho por meio do programa. Com o ingrediente, a equipe preparou centenas de pamonhas que foram servidas como merenda escolar para crianças das escolas municipais e distritos do município.
O PAA é um programa do Governo de Goiás, realizado pela da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais. Por meio do programa, o governo compra alimentos dos produtores rurais e realiza a doação simultânea para instituições sociais que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O milho recebido pelo PAA foi o ingrediente principal na preparação da pamonhada, que além de garantir uma alimentação de qualidade para as crianças, também ajuda no fortalecimento da cultura goiana, valorizando as tradições regionais. A ação realizada em Uruaçu faz parte do projeto “Aprendendo com os Sabores”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. A proposta busca proporcionar aos alunos uma alimentação mais saudável, com cardápios elaborados por nutricionistas, que priorizam alimentos in natura, como frutas e legumes.
“Participar do PAA tem sido uma grande satisfação, porque nós que fazemos parte da Emater Goiás acompanhamos todo o processo, desde o plantio, a inscrição do produtor no programa, e o momento das entregas. Podemos observar a diferença que essa renda extra traz para a vida das famílias rurais, além das melhorias na alimentação da comunidade assistida pelas instituições que recebem os alimentos, avalia Ana Rita, técnica da unidade local da Emater de Uruana.
Mais entregas no estado
Em Trindade, as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos também estão beneficiando famílias assistidas pela Associação Novo Amanhecer, entidade filantrópica da região. No município, produtores rurais classificados pelo PAA estão entregando hortaliças como cebolinha, couve-flor e repolho.
Também no mês de fevereiro, foram realizadas as entregas do PAA Leite no município de Luziânia, para a Associação dos Deficientes Físicos e no Grupo Assistencial Adolfo Bezerra de Menezes. Em Senador Canedo, seis instituições estão sendo beneficiadas com as entregas do PAA Leite, que já distribuiu mais de 7 mil litros para a comunidade. Entre elas, a Casa de Apoio ao Idoso, Centro de Apoio Álcool e Drogas, Centro de Apoio mais Carente Casa da Acolhida, Associação dos Nordestinos de Senador Canedo e Casa da Sopa Centro Espírita Chico Xavier.
Em 2024, o Governo de Goiás, por meio da Emater, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), realizou três edições do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Goiás. O programa investiu o total de R$ 26 milhões, beneficiando agricultores, produtores de leite e comunidades quilombolas.
Por meio do PAA, o Governo de Goiás compra os alimentos, que são doados simultaneamente para instituições sociais que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar nos municípios goianos, cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


VALE DO SÃO PATRÍCIO
Veja os principais assuntos discutidos pela Câmara de Ceres durante a 3ª Sessão Ordinária de março
A falta de uma calçada coloca em perigo a integridade física dos cidadãos, especialmente considerando o movimento intenso de veículos no local. A construção de uma calçada é essencial para garantir a segurança e a acessibilidade dos pedestres, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida na região.

Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias
Tribuna Livre – Eder Vieira de Lima
O Sr. Heder Vieira de Lima, Embaixador da Associação Brasileira de Epilepsia em Goiás, fez uso da Tribuna Livre durante a sessão da Câmara Municipal, abordando importantes temas relativos à epilepsia. Durante sua fala, destacou a relevância do mês de março como o março Roxo, dedicado à conscientização sobre a epilepsia, promovendo a importância do conhecimento e da inclusão para aqueles que convivem com a condição.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Romana Santos Ramalho.
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor José do Carmo Ferreira.
REQUERIMENTOS
Nº. 041/2025: De autoria dos vereadores Norvandi Angelo da Silva, Glicério de Moraes Mendes Júnior, Hugo Sérgio da Silva, Juliana da Silveira, Juliano Garcia Rosa, Lucas Rodrigues de Melo, Maurício Pereira Mendes, Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, Zener de Oliveira Azevedo, requerem à Secretaria Municipal de Saúde que seja providenciada a regularização do número de telefone fixo da Secretaria.
Justificativa: Munícipes têm relatado dificuldades em estabelecer contato telefônico com a Secretaria, pois, apesar das ligações efetuadas, não há atendimento ou retorno das chamadas. Tal situação tem gerado transtornos à população, que depende desse canal para obter informações e agendamentos relacionados à saúde pública. Dessa forma, solicita-se que sejam adotadas as medidas cabíveis para garantir o pleno funcionamento da linha telefônica, assegurando assim um atendimento eficaz e acessível à comunidade.
Nº. 042/2025: De autoria da vereadora Juliana da Silveira, requer ao Chefe do Poder Executivo e à secretaria Municipal de Saúde a redistribuição de exames que necessitam coleta por agulha para os laboratórios definidos. Com a finalidade de que o paciente não precise ir em vários laboratórios realizar a coleta.
Justificativa: O acesso à saúde é um direito constitucional garantido pelo artigo 196 da Constituição Federal, sendo dever do Estado assegurar o atendimento.
integral e igualitário a todos os cidadãos. No entanto, os munícipes encontram dificuldade na hora da realização devido à variedade de laboratórios que realizam coleta dos mesmos.

Vereadores Norvandi Angelo da Silva, Glicério de Moraes Mendes Júnior, Hugo Sérgio da Silva, Juliana da Silveira, Juliano Garcia Rosa, Lucas Rodrigues de Melo, Maurício Pereira Mendes, Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, Zener de Oliveira Azevedo.
Nº. 043/2025: De Autoria dos Vereadores Lucas Rodrigues de Melo, Glicério de Moraes Mendes Júnior, Hugo Sérgio da Silva, Juliana da Silveira, Juliano Garcia Rosa, Mauricio Pereira Mendes, Nordvandi Angelo da Silva, Reginaldo Liberato de Azevedo, Sérgio Ferreira dos Passos, Zener de Oliveira Azevedo, requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Obras e à Secretaria de Infraestrutura, que seja realizada a construção de uma calçada na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Bernardo Sayão, no sentido à UniEvangélica, com a finalidade de proporcionar maior segurança para os pedestres que transitam por esta via.
Justificativa: Atualmente, a área mencionada não conta com infraestrutura adequada para o tráfego de pedestres, os quais são obrigados a dividir o espaço da rua com os veículos, expondo-se a risco iminente de acidentes. A falta de uma calçada coloca em perigo a integridade física dos cidadãos, especialmente considerando o movimento intenso de veículos no local. A construção de uma calçada é essencial para garantir a segurança e a acessibilidade dos pedestres, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade de vida na região.
Visita à Câmara do Chiquinho – Presidente da UVG
O vereador Chiquinho da cidade de Uruaçu, que também é presidente da União dos Vereadores de Goiás, realizou uma visita à Câmara Municipal. Durante sua passagem, ressaltou o compromisso da instituição com os vereadores, destacando a importância da união entre as entidades e atualizando os laços de parceria e cooperação para fortalecer o trabalho legislativo no Estado.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ECONOMIA7 dias atrás
CRV Industrial aposta na meiose para otimizar o cultivo da cana e reduzir custos
- NOTA DE FALECIMENTO6 dias atrás
Morre afogado o empresário Wagner Martins, da WW Cartuchos em Ceres
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Advogado é preso sob a suspeita da morte do próprio pai também advogado, em Jussara
- VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Câmara Municipal de Ceres realiza posse da nova procuradora da mulher
- Acidente5 dias atrás
Acidente entre ônibus escolar e motocicleta na GO-480 deixa três vítimas fatais, em Rialma; Assista
- ECONOMIA7 dias atrás
Safra 2024 da Rubi S.A. Uruaçu se destacou por inovação e eficiência
- NOTA DE FALECIMENTO2 dias atrás
Falece Valdevino Vale, em Ceres
- ESTADO6 dias atrás
Aruanã abre campeonato da pesca esportiva Circuito Gigantes do Araguaia