Vale do São Patrício
Conheça a fotografia das Cavalhadas de Pirenópolis que ganhou 1º lugar em concurso da Wikipédia
Registro da fotógrafa Michelly Matos foi feito no circuito de 2023 e agora concorre à etapa internacional da premiação. Secult Goiás lançou fotolivro dos festejos com versão impressa e on-line.

Com foto que registra os mascarados das Cavalhadas de Pirenópolis, Michelly Matos é a ganhadora do concurso de fotografia da Wikipédia. O Wiki Loves Cultura Popular (WLCP), também conhecido como Wiki Loves Folklore (WLF) em inglês, é uma competição fotográfica anual, organizada por membros da comunidade Wikimedia em todo o mundo. Em 2024, Michelly Matos conquistou o primeiro lugar na etapa nacional com a foto Cavalhadas de Pirenópolis (GO) e agora concorrerá com fotografias de todo o mundo na etapa internacional.
Para Michelly Matos, “esse prêmio é resultado de muita dedicação, sensibilidade e renúncias. Significa ser reconhecida enquanto artista e goiana de coração. Trazer um prêmio para o estado que me acolheu ainda criança, quando ser fotógrafa era um sonho distante, é uma retribuição do quanto fui e sou feliz aqui. Minha primeira vez ganhando prêmio em 1º lugar. É uma confirmação de que estou ao lado de pessoas excepcionais agregando e enriquecendo com muita sensibilidade e amor, a cultura do Estado”.
A fotógrafa registrou as Cavalhadas em 2023 para o Idheas, organização social que operacionalizou o Circuito Cavalhadas junto ao Governo de Goiás e também faz parte da equipe oficial de cobertura das Cavalhadas 2024. Seu trabalho tem como foco a beleza da diversidade. Além da cultura popular e de registros das manifestações culturais de Goiás, Michelly tem uma relação íntima com associações e instituições de atenção a pessoas com deficiência, em especial com o Instituto Nacional de Nanismo.
Você pode conferir mais registros de Michelly Matos em suas redes do instagram, no perfil @michellymatoss; e também no fotolivro do Circuito das Cavalhadas, disponibilizado pelo Governo de Goiás, no portal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pelo link abre.go.gov.br/eb9b025.
Fotolivro Circuito das Cavalhadas 2023
Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, o fotolivro traz 92 páginas com registros fotográficos das batalhas entre cristãos e mouros de 2023, com suas princesas e personagens, além de informações e curiosidades que retratam a grandiosidade das festas, a devoção religiosa e a vibração da comunidade durante as Cavalhadas.
A publicação é produzida pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, e também um mapa das localidades que realizam os festejos.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Mais de 350 pessoas são atendidas na 9ª edição do Dignidade na Rua

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, nesta terça-feira (18/2), a 9ª edição do Dignidade na Rua, oferecendo suporte e benefícios a pessoas em situação de vulnerabilidade. Realizado no Cepal do Setor Sul, em Goiânia, o evento atendeu mais de 350 pessoas, disponibilizando serviços como emissão de documentos, encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além da doação de roupas e alimentos.
Coordenada pelo Goiás Social, a iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Goiânia, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, do Ministério Público, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Defensoria Pública e de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Nesta edição, o evento também teve o apoio do Cartório Antônio do Prado, que facilitou a emissão imediata da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

O titular da Seds, Wellington Matos, ressaltou o impacto da ação na vida das pessoas em situação de rua.
“O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, oferece uma trilha de superação baseada no cuidado, no respeito e na dignidade”, afirmou.
Aline de Jesus participou do evento ao lado do esposo e da filha.
“Fiz nosso Cadastro Único para garantir benefícios sociais e ainda fiz a segunda via da identidade do meu marido. Enquanto isso, nossa filha aproveitou a recreação”, destacou.
Já Hilderlan Araújo, também um dos atendidos, contou que soube da ação e aproveitou os serviços disponíveis.
“Vi que tinha como fazer documentos, cortar o cabelo, tomar banho, ganhar roupas e almoçar. Assim como eu, muita gente veio porque soube da oportunidade”, relatou. Natural do Maranhão, ele mora em Goiânia há oito anos.
Dignidade na Rua
Criado em 2022, o programa Dignidade na Rua visa oferecer assistência integral à população em situação de rua. Desde então, já beneficiou mais de 1,7 mil pessoas em Goiás. A expectativa é de que esse número aumente com a realização de novas edições durante o ano.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás
Fonte: Governo de Goiás
- VALE DO SÃO PATRÍCIO7 dias atrás
Lucas Biola toma posse na Câmara de Vereadores de Ceres, após “Cabal” ter mandado extinto
- Acidente3 dias atrás
Quatro moradores de Rubiataba morrem em acidente na GO-334
- Acidente7 dias atrás
Caminhão desgovernado bate em três veículos e destrói picape; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO4 dias atrás
Falece o Dr. Junio Greidson Rodrigues, em Ceres
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Comerciante é detido pela PRF transportando pescado irregular na BR-153, em Nova Glória; Assista
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PRF apreende comboio de carretas que transportavam cargas excedentes com documentação irregular, em Goiás; Assista
- VALE DO SÃO PATRÍCIO7 dias atrás
Forças de segurança realiza prisão de foragido da Justiça, em Jaraguá; Assista
- CIDADES5 dias atrás
Mulher morre após van de Prefeitura de Rubiataba tombar