A Copa Quilombola definiu os campeões da 5ª edição no último domingo (21/06), durante a fase final realizada em Caldas Novas. A competição reuniu mais de 1,9 mil atletas e 73 equipes de comunidades tradicionais de diversas regiões de Goiás.
Promovida pelo Governo de Goiás, a Copa Quilombola teve etapas regionais realizadas nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Campos Belos e Niquelândia antes da decisão final em Caldas Novas.
Quem venceu a Copa Quilombola?
Na disputa masculina, o título ficou com a equipe Vão do Moleque. O time Rafael Machado conquistou o segundo lugar.
No feminino, a equipe Baco-Pari sagrou-se campeã. Rosália e Manoel ficaram com a segunda colocação.
A competição tem como objetivo incentivar a prática esportiva e promover a integração entre comunidades quilombolas de diferentes regiões do estado.
Copa Quilombola garantiu apoio aos participantes
Todos os atletas e equipes receberam apoio logístico para participar da competição. Foram disponibilizados transporte, alimentação, hospedagem e materiais esportivos durante as disputas.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Wellington Peixoto, acompanhou a etapa final da competição e destacou o alcance social da iniciativa.
“É muito mais que um evento esportivo, é um evento de inclusão social. E quando o Governo de Goiás faz um evento deste tamanho, que a cada ano cresce mais. E estamos unidos para fazer crescer ainda mais o esporte”, afirmou.
Competição fortalece integração entre comunidades
Ao longo da edição, equipes de diferentes municípios participaram das fases regionais e da etapa decisiva, ampliando a integração entre as comunidades quilombolas por meio do esporte.
Com mais uma edição concluída, a Copa Quilombola consolida sua presença no calendário esportivo voltado às comunidades tradicionais de Goiás.
Fonte: Agência Goáis de noticia












































