Afogamento

Corpo de homem é encontrado em lago após afogamento em Rubiataba

O corpo da vítima foi encontrado por um soldado da PM, que estava à paisana. Os detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao afogamento de Felipe não foram divulgados.

Publicados

Corpo de homem é encontrado em lago após afogamento em Rubiataba. Foto: Captura de Vídeo

Foi registrado pela Polícia Militar (PM) na noite deste sábado (4), uma ocorrência de afogamento em um lago no setor Parque das Flores, em Rubiataba no Vale do São Patrício. A vítima foi identificada como Felipe Viana Valadão de 32 anos. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros de Ceres foi acionado para o resgate.

As buscas pela vítima no sábado foram intensas, entretanto, em decorrência da falta de visibilidade e questões de segurança, foram interrompidas durante a noite. Assim, as operações iriam ser retornadas na manhã deste domingo (5), a partir de 06h00, com o intuito de encontrar o corpo da vítima.

A vítima Felipe Viana Valadão tinha 32 anos. Foto: Redes Sociais

No entanto, o corpo da vítima foi encontrado por um soldado da PM, que estava à paisana. Os detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao afogamento de Felipe não foram divulgados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Goiás, meteoro no céu chama a atenção de moradores; Assista
Propaganda

Cultura

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana

Com apoio do Governo de Goiás, o evento inova em acessibilidade e segurança. Espetáculo terá como palco o Módulo Esportivo da cidade.

Publicados

em

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana. Fotos: Secut Goiás

As tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis no Vale do São Patrício serão realizadas neste fim de semana, de 19 a 21 de maio. A manifestação, uma das mais ricas e populares do calendário cultural goiano, terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis e faz parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás.

Este ano, uma das prioridades do Governo de Goiás foi reforçar a estrutura e possibilitar que a representação da batalha entre mouros e cristãos seja acompanhada por todos com conforto. Para isso, uma estrutura especial foi montada em Pirenópolis para receber a encenação. Um camarote para pessoas com deficiências e necessidades especiais, conduzido por uma equipe de apoio, será o ponto alto das ações de acessibilidade do evento. Cadeirantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, idosos e outras particularidades serão amparadas por este suporte inovador oferecido ao evento pela gestão estadual.

Outra novidade é a estrutura de banheiros contêineres para garantir melhor locomoção e usabilidade para todos que participarem do evento. Para a segurança do público, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em toda a extensão dos camarotes e arquibancadas, para coibir roubos e demais crimes e auxiliar no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que este ano atuará com um reforço no efetivo para melhor atender a programação.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que, este ano, a festa em Pirenópolis promete ser ainda mais especial. “Contaremos com uma estrutura reforçada e de fácil acesso para garantir que os moradores e público visitante possam prestigiar o evento. Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que as Cavalhadas de Pirenópolis sejam uma experiência inesquecível para todos os públicos”.

Leia Também:  Empresário de Jaraguá é encontrado morto em seu estabelecimento comercial

Programação

A encenação é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.

Esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

O festejo reúne religiosidade e cultura e já ocorre há pelo menos 200 anos em várias cidades do Estado. O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país e até do exterior.

Raízes portuguesas em solo goiano

As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.

Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.

Patrimônio cultural

As Cavalhadas de Pirenópolis foi a primeira a conseguir o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A festividade se enraizou em 1826, pelas mãos do Padre Manuel Amâncio da Luz. Inicialmente conhecida como “O Batalhão de Carlos Magno”, a encenação se consolidou como um dos principais eventos da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e visitantes de toda a região.

Leia Também:  Em Goiás, Ronaldo Caiado anuncia vacinação contra Covid-19 a partir de fevereiro de 2021

Acompanhe a programação do final de semana em Pirenópolis:

17/05 (sexta-feira)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

18/05 (sábado)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

19/05 (domingo)

4h – Alvorada com a Banda de Couro

5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix

8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz

9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino

13h – 1° dia das CAVALHADAS

20/05 (segunda-feira)

8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.

9h – Missa na Igreja Matriz.

13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)

21/05 (terça-feira)

9h – Missa na Igreja Matriz

13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA