Pesquisar
Close this search box.

Criação do Museu Natural do Pampa é pauta de reunião no MCTI

Reunião entre representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para tratar sobre o Museu Natural do Pampa Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

publicidade

A criação do Museu Natural do Pampa, um projeto para dar visibilidade a importantes coleções científicas já existentes na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), incluindo amostras de fauna e flora da região e materiais vindos de expedições na Antártica foi tema de reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na quarta-feira (24). A ideia é que o museu seja instalado no campus de São Gabriel (RS). 

Para o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do MCTI, Inácio Arruda, o projeto reforça o papel estratégico da Unipampa como agente de integração do território ao desenvolvimento regional. “A Unipampa está no território, com as pessoas, e transfere tecnologia diretamente para os povos dos pampas. Então, existe uma relação muito específica e muito bonita para trabalhar na região, uma fronteira importantíssima com países do Mercosul”, afirmou. 

A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, que representou a instituição gaúcha na reunião, disse que a proposta é um sonho antigo dos pesquisadores e que se torna, agora, uma pauta institucional prioritária. “Acreditamos que é fundamental disponibilizar esse acervo, investir em mais pesquisas e estruturar tecnicamente um espaço que seja, de fato, um museu natural”, disse. Ela acrescentou que o projeto representa também a possibilidade de parcerias em rede, com outras universidades e com o setor privado, para garantir sustentabilidade e manutenção em longo prazo. 

Leia Também:  Ministra participa de sanção da lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital

A diretora do de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica (Depec), da Sedes, Juana Nunes, reforçou que a pauta da popularização da ciência passa pela valorização da memória e do patrimônio científico nacional. “Museus de ciência são espaços importantes de preservação, educação e inovação, além de ampliarem o diálogo entre universidade, sociedade e setor produtivo”, ressaltou.  

O campus de São Gabriel já dispõe de estrutura inicial inacabada, cuja construção foi interrompida em gestões anteriores. O desafio, segundo Francéli, é captar financiamento e apoio técnico-científico para consolidar o espaço, articulando também a futura criação do Instituto Bioma Pampa. 

A Unipampa foi criada em 2008 pelo Governo do Brasil, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A instituição conta com dez campi distribuídos pela região do bioma pampa no Rio Grande do Sul (RS) e vem desenvolvendo pesquisas relevantes nas áreas de ciências ambientais e natureza.  

A reunião no MCTI marcou o início de uma articulação conjunta para viabilizar a criação do museu, que deverá unir esforços do Governo do Brasil, da Unipampa e de parcerias institucionais para preservar e difundir o conhecimento sobre o bioma que dá nome à região.

Leia Também:  Diálogo Brasil-França sobre biodiversidade na Amazônia marca programação da SBPC

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade