Detran anuncia megaoperação no transporte escolar
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/d19e6c642abe4c6de86949dc5d73f397.jpeg)
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou nesta terça-feira (11) uma megaoperação para fiscalizar cerca cinco mil veículos do transporte escolar público neste primeiro semestre de 2025.
A iniciativa foi tomada após os fiscais do órgão flagrarem veículos circulando com capacidade de lotação acima da permitida. Os ônibus, micro-ônibus ou vans tiveram o número de assentos acrescidos em até 100%, sem passar por procedimentos que garantam a segurança da alteração.
As irregularidades, inicialmente, foram flagradas em Rio Verde. Durante uma vistoria semestral de rotina, fiscais verificaram que em um dos veículos não havia espaço para que os alunos circulassem entre os bancos. Ao verificar os dados na Base Nacional, percebeu-se que o número lugares havia sido alterado sem a devida regularização.
Para garantir a segurança do veículo e, consequentemente, de seus ocupantes, a legislação exige que toda a alteração de característica seja autorizada. No caso da capacidade de lotação ou mudança de categoria do veículo, é necessário laudo do Inmetro e CAT (Certidão de Acervo Técnico). Esse atestado de capacidade técnica garante que o veículo estruturalmente não apresenta riscos aos passageiros.
A partir do flagrante, outros veículos do município foram fiscalizados e percebeu-se que essa era uma prática comum. Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a autarquia tem duas preocupações agora. A primeira é a segurança dos alunos transportados. A segunda é a necessidade de continuidade dos serviços devido à volta às aulas.
“Já oficiamos o Ministério Púbico, prefeituras e Associação Goiana de Municípios para buscarmos uma solução conjunta. O Detran-GO não será omisso diante dessa irregularidade”, enfatiza Delegado Waldir.
Como acontecia
“Muitos dos proprietários nem sabiam do risco que estavam correndo”, advertiu o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Os veículos são registrados inicialmente na Base Nacional (Bin), onde ficam todas as informações técnicas. Conforme Delegado Waldir, os proprietários compraram os veículos em outros estados. E lá foram alterados na base local, antes de serem transferidos para Goiás.
“Esses veículos entraram no sistema local já com a alteração, mas na Base Nacional continuam com as configurações de fábrica, pois não passaram pelos procedimentos legais”, ressalta Delegado Waldir. Segundo ele, em alguns casos foram flagrados veículos com capacidade de lotação de 22 lugares, mas rodando com 45 assentos.
“Nossa preocupação é com a segurança desses alunos. Caso um veículo desse se envolva em um acidente, a gravidade pode ser muito maior. Quem garante que essa alteração foi feita de forma segura?”, questiona Delegado Waldir.
Vistoria transporte escolar
A fiscalização do transporte escolar é de responsabilidade de todos os órgãos de trânsito no âmbito de suas competências. No caso do transporte escolar público, fornecido pelas prefeituras, cabe ao Detran a vistoria semestral para checagem das condições de circulação do veículo e da documentação do condutor.
Em todo o estado, aproximadamente cinco mil ônibus, micro-ônibus, vans e kombis prestam esse serviço. A vistoria do transporte escolar é realizada semestralmente, em parceria com o Ministério Público Estadual e Polícia Militar.
De acordo com o previsto no Código Brasileiro de Trânsito (artigos 136 a 139) e nas portarias do Detran-GO 742/2021 e 564/2022, os vistoriadores verificam os itens de segurança de circulação e iluminação. Para o transporte escolar público há limite de idade da frota. Os ônibus, micro-ônibus e kombis podem ter até 15 anos de circulação. Os demais veículos devem ter até 10 anos de uso.
Na vistoria é observada a quantidade de cintos de segurança, que deve ser em número igual à lotação do veículo, validade do extintor, tacógrafo, setas, faróis, estado de conservação dos pneus, a presença de limitadores de abertura dos vidros corrediços e dispositivos para quebra e remoção dos mesmos, necessários para acionamento em caso de acidente.
Documentação
O Detran-GO inicia vistoria de veículos do transporte escolar público deste semestre de 17 de fevereiro até 2 de junho. Nela é observada a documentação dos condutores indicados para cada um dos veículos também é conferida pelos vistoriadores.
Para transportar estudantes, o motorista deve ser habilitado na Categoria D ou E, possuir mais de 21 anos, ter feito curso específico de transportador de escolares, que deve estar averbado na CNH ou registrado no cadastro Renach.
Os condutores devem ainda apresentar Certidão Negativa de Antecedentes Criminais e não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses. Para esse motorista também é exigida a realização do exame toxicológico a cada 30 meses.
Fonte: Governo de Goiás
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
ESTADO
Clientes da Saneago podem optar pelo recebimento de fatura digital
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/c1a6cf282f2722246bb490b51092f0ec.jpeg)
A Saneago disponibiliza aos clientes a fatura digital. Com essa opção, o cliente pode acompanhar o detalhamento de seu consumo com comodidade e segurança, de forma rápida e prática. Além disso, a ação é sustentável e contribui para a preservação do meio ambiente, já que reduz o uso de papel.
Para requerer a fatura digital, basta acessar a Agência Virtual no site www.saneago.com.br ou entrar em contato pelos demais canais de atendimento, como: Central 0800 645 0115 ou WhatsApp (62)32699115.
Ao registrar a demanda, o cliente deve concordar com o Termo de Adesão ao Serviço de Fatura Digital e confirmar a solicitação por e-mail. Assim, mensalmente, a fatura passará a ser enviada para o e-mail cadastrado.
Fatura digital da Saneago
A fatura digital é um documento comercial emitido em formato eletrônico e tem o mesmo valor que a fatura convencional, uma vez que contém todas as menções obrigatórias e satisfaz plenamente os regulamentos e as condições exigidas por lei, a fim de garantir a autenticidade de sua origem e a integridade de seu conteúdo.
Atenção
Caso a conta possua entrega da fatura em endereço alternativo, ao confirmar a adesão para recebimento da fatura digital, este serviço será cancelado automaticamente.
Além disso, se houver mudança de titularidade na conta, o serviço de fatura digital também será cancelado automaticamente pelo sistema, no ato da solicitação da mudança da titularidade, e a fatura passará a ser impressa e entregue no endereço da unidade consumidora.
Havendo mudança, cancelamento do endereço eletrônico ou qualquer outra situação que impeça o acesso à fatura digital, o cliente deve informar imediatamente a Saneago. As dúvidas também podem ser solucionadas pelos canais de atendimento da companhia.
Como evitar golpes
Com o crescimento, em todo o país, da aplicação de diversas modalidades de golpes, é fundamental que a população esteja sempre alerta. Por isso, a Saneago orienta que os clientes tenham cuidado com golpes digitais durante a emissão de 2ª via. Foram registrados casos em que o usuário tentava emitir a fatura e, ao pesquisar em um buscador, se deparava com um site fraudulento.
A Saneago recomenda acessar, exclusivamente, o endereço www.saneago.com.br sempre que precisar de algum serviço virtual – o site oficial é uma plataforma segura contra golpes.
Como reforço de segurança, a companhia recomenda que os clientes façam seu cadastro no site ou aplicativo da Saneago. Com o login, o cliente pode solicitar a sua fatura digital. O cadastro é simples e intuitivo. Mas, é preciso certificar de que está acessando o site oficial da Saneago, que é o www.saneago.com.br ou o aplicativo baixado na App Store ou Play Store.
Fonte: Governo de Goiás
- NOTA DE FALECIMENTO7 dias atrás
Falece Lucilene Souza Rodrigues, esposa do ex-vereador e radialista Edson Rodrigues
- BRASIL6 dias atrás
No DF, jovem sem filhos é preso por não pagar pensão alimentícia
- Acidente3 dias atrás
Morador de Rialma morre em acidente entre utilitário e caminhão na BR-153, em Rialma; Assista
- Acidente2 dias atrás
Motociclista morre na GO-154, após colisão com carro entre Ceres e Carmo do Rio Verde
- ESTADO4 dias atrás
Governo abre inscrições do Aluguel Social em cinco novos municípios; Carmo do Rio Verde está na lista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Servidores suspeitos de envolvimento sexual com detentas da CPP encontravam as mulheres no posto de saúde da prisão
- JUDICIÁRIO5 dias atrás
Homem recebe R$ 131 milhões por engano e devolve; Agora ele busca R$ 13 milhões na Justiça
- Acidente4 dias atrás
Avião cai em avenida na cidade de São Paulo