DPE-GO quer garantir atendimento a portadores de autismo em Goiânia

Publicados


A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo da Saúde, busca na Rede Municipal de Ensino de Goiânia a garantia de atendimento às crianças portadoras de autismo. O tema foi pauta da reunião do defensor público da área da Saúde, Victor Lázaro Ulhoa Florêncio de Morais, com a secretária municipal de Educação, Neide Aparecida, na segunda-feira (04/04), na sede da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes a Gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (SME), Surama Alves Amorim, e o Diretor Pedagógico da SME, Marcos Pedro da Silva.

O defensor público Victor Ulhoa solicitou à SME o quantitativo de crianças portadoras de necessidade especiais no município, as unidades onde são atendidas e também o número de profissionais envolvidos. O objetivo é traçar um panorama do atendimento na capital e garantir os direitos da população. “O papel da Defensoria, além de garantir os direitos do cidadão pela via judicial, é, também, buscar mecanismos para que essas demandas sejam atendidas na esfera administrativa, de forma que possamos dar agilidade ao atendimento que é garantido por lei”, frisa Victor Ulhoa. O defensor público fará audiências com representantes da saúde do município e também com entidades parceiras do poder público que atendem os portadores de necessidades especiais.

Leia Também:  UEG ofertará quase 2,4 mil vagas ociosas de cursos de graduação

A SME atende, atualmente, 157 crianças autistas, matriculadas na Rede Municipal de Ensino. A DPE-GO atende, diariamente, pais de crianças portadoras de necessidades especiais que não tiveram atendimento na rede pública, incluindo os autistas. “Nosso objetivo é o mesmo, ou seja, atender a criança que precisa. Eu acredito que é possível firmarmos uma parceria com da Defensoria Pública para garantir o atendimento às crianças portadoras de autismo”, destaca a secretária Neide Aparecida.

 

Autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social do indivíduo, e pode ser classificado como grave, moderado ou leve, e é causado por fatores genéticos e/ou ambientais.

O tratamento envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e/ou comunicação. Dentre os profissionais envolvidos no acompanhamento estão os psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado no último sábado (02/04). A ONU revela que a doença atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, 2 milhões no Brasil.

Leia Também:  Em Goiás, não haverá novas unidades de colégios militares neste ano

Ascom/DPE-GO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Caiado nomeia 312 novos professores para Rede Estadual de Ensino; Assista

Parte dos aprovados do concurso de 2022 foram convocados no final de abril e devem tomar posse no início de junho.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado assina nomeação de 312 novos professores para a rede estadual de Ensino. Fotos: Secom

O governador Ronaldo Caiado assinou, na terça-feira (21), a nomeação de mais 312 novos professores para a rede estadual de Ensino. Os educadores foram aprovados no concurso para professor PIII da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizado em 2022, e convocados no final de abril. Em 8 de maio, foram nomeados outros 309 aprovados.

Conforme Edital de Convocação nº 002/2024, os nomeados poderão tomar posse a partir do dia 4 de junho. A posse será on-line, mediante assinatura de termo de posse disponibilizado no SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

A partir do dia 5 de junho será disponibilizado, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o link para o agendamento do Efetivo Exercício e da Modulação dos novos servidores.

Na data selecionada, o servidor deverá apresentar a apostila de posse, emitida no ato da posse e devidamente assinada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), bem como os documentos pessoais exigidos para conferência. Os atendimentos serão realizados presencialmente, na sede da Seduc, em Goiânia.

Leia Também:  Ceres: Alunos da rede municipal recebem livros didáticos do Sistema Etapa Público de Ensino

Convocações

O Governo de Goiás já convocou 1.893 docentes desde 2023. Os profissionais fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso público realizado em 2022.

Os nomeados vão trabalhar na Rede Estadual de Ensino que, atualmente, conta com mais de 900 unidades escolares e atende quase 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA