Eleições 2020

Em Campos Verdes, candidata poderá responder por pesquisa sem registro

Publicados

A candidata à prefeitura de Campos Verdes, Elane Correa (PROS), poderá responder por divulgação de pesquisas falsas após apoiadores da candidata divulgarem panfletos contendo números de uma suposta pesquisa eleitoral sem registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois ocorreu uma divulgação de pesquisa sem registro.

Conforme informações, apoiadores ligados a candidata prefeita Elane Correia (PROS), disseminaram em grupos de Whatsapp pesquisa sem registro no TSE, fato este que poderá levar os divulgadores da “fake news” a serem penalizados com pena de detenção de dois meses a um ano ou no pagamento de multa, podendo ser cassado o registro da candidata.

A reportagem do JORNAL DO VALE, tentou contato com a candidata, mas não obteve êxito e caso deseje manifestar sobre o noticiado, o espaço está aberto.

Elane Correia

Importante lembrar, que com as mudanças ocorrida na legislação eleitoral ao longo dos anos e com a evolução da internet, as famosas “fake news” estavam acontecendo de forma recorrente em várias esferas, dentre elas nas campanhas eleitorais. No entanto, com a mudança trazida pela Lei 13.834/2019 que alterou a redação do artigo 326-A do Código Eleitoral pontua que quem “Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade eleitoral”, poderá ser penalizado com reclusão de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa.

Leia Também:  Navio à deriva bate na Ponte Rio-Niterói e causa transtorno a milhares de pessoas; Assista

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ELEIÇÕES

Atualização do e-Título é recomendada pelo TSE antes das eleições

O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.

Publicados

em

Atualização do app e Título. Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição

Com a votação para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se aproximando, no dia 6 de outubro, o TSE recomenda que os eleitores atualizem o aplicativo e-Título. Conforme divulgado pelo tribunal, é por meio dele que será possível acessar a versão digital do título de eleitor.

Para atualizar o e-Título, é necessário buscar o aplicativo na loja virtual do seu celular, como Google Play ou Apple Store. Após isso, basta digitar o nome do aplicativo e clicar em “atualizar”.

O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.

O aplicativo, lançado em 2017, não é obrigatório para a votação. Quem não tiver, deve apresentar um documento oficial com foto.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caiado propõe ações protetivas para as mulheres
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA