Saúde
Em Catalão, decreto suspende eventos e determina toque de recolher às 18h
As aulas foram suspensas e comércio não essencial só pode funcionar até às 18h, de segunda a sexta-feira, e até às 14h no sábado e domingo
Em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19, o município de Catalão, endureceu as regras na cidade. O novo decreto da administração do município – clique aqui e veja integralmente – suspendeu eventos e aulas presenciais, além de determinar toque de recolher às 18h. O documento foi assinado pelo prefeito em exercício João Sebba nesta segunda-feira (25) e tem validade para os próximos 15 dias. Locais que não cumprirem as determinações terão o alvará de funcionamento suspenso.
Conforme o decreto, eventos de qualquer natureza, inclusive reuniões religiosas, apresentações artísticas, shows e eventos em áreas comuns e de lazer em condomínios estão proibidos. Aulas em escolas privadas e públicas, assim como visitas a presídios da cidade foram suspensas.
O comércio de modo geral, prestadores de serviço e feiras livres só poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Aos sábados e domingos o horário é de 6 às 14h. Após tais horários, só será permitido o funcionamento para aqueles que trabalham com alimentação, na modalidade delivery.
Supermercados e congêneres, bem como açougues e padarias ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo, entre 06h e 18h. Também foi vedado o consumo de alimentos e bebidas nos locais, assim como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família.
Atualmente, Catalão possui 4.576 casos acumulados de Covid-19. Deste número, 4.250 já estão recuperados, 23 em internados em enfermarias e 27 em UTIs. O município tem 105 óbitos causados pela Covid-19 e investiga outras 6 mortes.
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
SAÚDE
Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos
De autoria do deputado federal Zacharias Calil, a Lei 14.694/2023 ressalta os cuidados com a saúde de meninos até 15 anos.
O Novembrinho Azul tem por objetivo a conscientização sobre exames preventivos e cuidados com a saúde de meninos até 15 anos. De autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), a Lei 14.694/2023 ressalta a importância de promover a prevenção e atenção aos principais sinais, como quadros de dor, aumento testicular e incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).
Presidente de duas frentes parlamentares no Congresso Nacional, a da Primeira Infância e da Saúde, Zacharias Calil destacou que a mobilização ocorreu aproveitando a visibilidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, para poder discutir e tomar medidas para cuidar da saúde, também de meninos.
“É muito importante chamarmos a atenção da sociedade, dos pais, para que procurem um médico e sejam tratados de uma maneira adequada das patalogias das crianças do sexo masculino. Além disso, também queremos chamar a atenção para doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária, varicocele e câncer de escroto”, avaliou.
O Ministério da Saúde determina que a vacinação contra o HPV aconteça com meninos de 9 a 15 anos de idade. Além de esclarecer para os pais e para as crianças a importância dessas medidas, o Novembrinho Azul também estabelece a formação dos profissionais de saúde para que lidem com meninos desta faixa etária e destacam a urgência de tratamentos preventivos para evitar tais doenças na vida adulta.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil