Em Goiás, governo decreta situação de emergência e anuncia medidas para tentar evitar crise hídrica

Publicados


Em razão de chuvas abaixo da média e escassez de água nos últimos meses, o Governo de Goiás decretou situação de emergência na Bacia do Rio Meia Ponte, em Goiânia, pelos próximos 290 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13). Além disso, foram anunciadas medidas para tentar evitar uma nova crise hídrica no estado, como ocorreu em agosto do ano passado.

Dentre as principais medidas estão: Regularização das barragens; Fiscalização de outorgas e da captação irregular das bacias; Restrição ou suspensão da captação de água para atividade industrial para priorizar os moradores; Redução da perda de água captada e tratada; Realização de campanhas visando o consumo consciente e Realização de operações policiais nas bacias dos rios Meia Ponte e João Leite

Para justificar o decreto, o governo alega que as chuvas em 2017 tiveram a menor incidência dos últimos 20 anos e que a situação deve continuar “abaixo do normal” até o mês de setembro.

Leia Também:  Após solicitação de Caiado, Aneel encaminha fiscais para acompanhar atuação da Enel em Goiás

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Goiás, Haeskar Fagundes, será feita uma parceria com o Batalhão Ambiental para fiscalizar as bacias.

“A gente vai fazer fiscalização in loco e pontuada em cada captação já outorgadas, exigindo que instale-se medidores para gente constatar e aferir realmente se estão captando acima ou dentro do limite já autorizados”, explica.

A Saneago antecipou a operação de parte da Estação de Tratamento do Sistema Mauro Borges, que capta água do Ribeirão João Leite, mas mesmo assim, o problema não foi resolvido.

Por isso, uma adutora de 13 km começou a ser construída em fevereiro deste ano. A previsão é que a obra, orçada em R$ 28 milhões, seja finalizada no início do segundo semestre e atenda, de forma regular, principalmente, a cidade de Aparecida de Goiânia.

“Tem 20% dessa obra que já está pronta e nós vamos terminar em agosto e poder ter essa segurança que o meia ponte vai ser um suplemento de água caso haja necessidade. Nos 70% onde tem água hoje em Aparecida vão receber água através dessa transposição. Não vai ter falhas como ocorreu no ano passado. Vamos precisar o linhão, os investimentos que vão garantir a solução para 100% de Aparecida e a expansão da cidade”, pontua.

Leia Também:  Agetop retira radares móveis, mas manterá fiscalização nas estradas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás

A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Publicados

em

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás. Fotos: Divulgação

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá

A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Leia Também:  Em Goiás, vereador oferece recompensa de R$ 10 mil para informações que ajudem criança desaparecida

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA