Vale do São Patrício

Em Jaraguá, familiares de presos denunciam agressões aos presos na cadeia

Publicados

Os familiares de presos que estão cumprindo pena na Unidade Prisional (UP) de Jaraguá no Vale do São Patrício, se organizam em redes sociais e denunciam agressões, falta d’água e cerceamento de comunicação entre presos e familiares.

Organizadas em um grupo de WhatsApp, familiares denunciaram ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e para a imprensa ações que, se confirmadas, podem se tornar em objeto de investigação criminal no âmbito do Ministério Público e do Poder Judiciário.

 

Agressões

De acordo com os parentes de presos que cumprem pena na UP, cerca de oito detentos teriam sofrido agressões de agentes e transferidos para outras unidades prisionais do estado sem que fossem informados sobre a suposta transferência.

Em outra denúncia, familiares reclamaram da falta d’agua na cadeia, além da má qualidade das refeições servidas para os detentos. De acordo com uma fonte ligada ao presídio e ouvida pela reportagem, houve uma revolta dos presos com a troca da direção da cadeia, quando houve algumas alterações dentro do sistema, o que causou a insatisfação.

Leia Também:  Governo de Goiás libera quase R$ 70 milhões em crédito para micro e pequenas empresas e lidera ranking nacional em número de operações com garantia do Sebrae

 

MP-GO

A promotora de Justiça Priscila Leão Tuma, não comentou sobre as denúncias. Por sua vez, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), disse que o fornecimento de água na cadeia estava normalizado na tarde desta quinta-feira (30).

 

Alimentos

Quanto à qualidade do alimento serviço aos detentos, a DGAP informou que segue as normas do Estado, alegando que a alimentação fornecida passa primeiro por uma nutricionista, e que é rigorosamente fiscalizada.

Sobre as visitas dos familiares, elas estão suspensas devido ao risco de contágio da Covid-19, seguindo decretos e normativas da instituição de segurança penitenciária, e que, tanto advogados como familiares podem falar com os presos por meio de videoconferência, que também foi objeto de reclamação dos familiares, alegando que estavam suspensas ou prorrogadas.

 

Comunicação com os presos

Quanto à entrega de cartas dos familiares aos detentos, o processo continua, porém, seguindo normas de rastreio de segurança (revista).

A DGAP alega que não há confirmação de agressões físicas dentro da unidade prisional, e que segue todos os protocolos de segurança física dos detentos, segundo procedimentos operacionais padrão (POP).

Leia Também:  Em Goiás, 17 regiões estão em situação de calamidade em decorrência do coronavírus

 

Transferência dos detentos

Em relação as transferências de presos para outras unidades, a DGAP informou que se trata de autonomia da instituição, e que as transferências foram comunicadas ao Ministério Público e a Justiça, bem como para os familiares, que alegam o contrário, ou seja, que não foram informados.

A DGAP informou, ainda, que as denúncias podem ser encaminhadas para a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública por meio do telefone: (62) 3201-1212. Com Jaraguá Notícias

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Detran-GO suspenderá atendimentos relacionados a veículos nesta segunda-feira (29)

O órgão informou que serviços ficarão indisponíveis em função de atualização na base nacional pelo Serviço Federal de Processamento de Dados e que devem retornar à normalidade na terça-feira (30).

Publicados

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (26) informando que todos os atendimentos relacionados a veículos nas unidades do órgão estarão suspensas na próxima segunda-feira (29). O serviço deve ser retomado na terça-feira (30).

O Detran explicou que a suspensão ocorrerá em função de uma atualização na base nacional pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A atualização atinge vários serviços, mas principalmente a emissão dos documentos CRLV-e (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) e CRV-e (Certificado de Registro do Veículo). Usuários com agendamentos já confirmados para a próxima segunda (29) poderão ser atendidos até o dia 29 de dezembro.

Entre outros estão o comunicado de compra e venda, registro de contrato de financiamento e alterações, como de propriedade, endereço, de restrição, troca de placas, parcelamento de multas e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O órgão lembra que no caso do IPVA o boleto pode ser emitido no site da Secretaria da Economia.

Leia Também:  Jovem é aprendido após tentar agredir a própria mãe, em Goianésia

Confira a lista completa aqui.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceresClique aqui

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA