Política
Em Luziânia, primeira-dama Gracinha Caiado participa do lançamento do movimento “Agro Fraterno”
Evento acontece nesta terça-feira (1º), às 9h30, e contará com presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, e do ministro da Cidadania, João Roma. Iniciativa busca levar alimentos às famílias carentes, afetadas pela pandemia, em todo país

Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participa nesta terça-feira (1º), às 9h30, do lançamento do movimento “Agro Fraterno”, em Luziânia, na região do Entorno do Distrito Federal. A iniciativa vai levar alimentos às famílias carentes, afetadas pela pandemia, em todo o país.
A solenidade será realizada na Central de Associações de Pequenos Produtores Rurais de Luziânia (Caprul) e contará com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, e do ministro da Cidadania, João Roma.
O Agro Fraterno é um movimento idealizado pela ministra Tereza Cristina e liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e pelo Instituto Pensar Agro (IPA).
Na ocasião, também, será lançado o site do Agro Fraterno onde as doações realizadas pelos produtores, empresas e entidades do setor poderão ser registradas.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


POLÍTICA
CCJ deliberou 33 propostas legislativas nesta 5ª-feira e aprovou matérias sobre educação, saúde, meio ambiente e direitos sociais

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou reunião ordinária sob a presidência do deputado Amilton Filho (MDB). Durante o encontro, foram distribuídos 54 projetos de lei para a relatoria e votadas 33 matérias. Dois processos receberam pedidos de vistas e tiveram a tramitação prejudicada.
Os parlamentares aprovaram os pareceres a dois vetos parciais. O primeiro, referente ao processo nº 15229/24, veta parcialmente o projeto de lei nº 13136/24, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O projeto altera a Lei nº 21.268/22, que dispõe sobre o Código de Organização Judiciária do Estado de Goiás, a Lei nº 17.961/13, sobre métodos consensuais de solução de conflitos, e a Lei nº 21.630/22, que altera a organização judiciária estadual. O relator, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), teve parecer aprovado pela manutenção do veto parcial.
O segundo veto apreciado foi o referente ao processo nº 17318/24, que trata do projeto de lei nº 2742/23, de autoria do deputado Veter Martins (UB). A matéria altera a Lei nº 21.104/21, que institui o Código de Bem-Estar Animal, acrescentando diretrizes relacionadas aos cuidadores comunitários de animais abandonados. A deputada Vivian Naves (PP), relatora da matéria, apresentou parecer pela rejeição do veto, o qual foi aprovado.
Pedidos de vistas
Durante a reunião, o líder do Governo na Casa, deputado Talles Barreto (UB), solicitou vista ao parecer do processo nº 5857/25, que veta integralmente o projeto do deputado Bruno Peixoto (UB). A proposta parlamentar modifica a Lei nº 20.756/20, permitindo a cessão de servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) à Alego, com ônus para o cedente.
Barreto também solicitou vista ao parecer dado sobre o projeto de lei nº 6642/24, de autoria do deputado Charles Bento (MDB), que propõe isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos movidos exclusivamente à propulsão elétrica em Goiás.
Títulos e demais propostas
Além dos vetos, o colegiado aprovou nove projetos que concedem o Título de Cidadania Goiana a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Outras 18 matérias parlamentares que receberam parecer favorável e foram apreciadas e aprovadas pelo colegiado, abrangendo temas diversos como educação, saúde, meio ambiente e direitos sociais.
Com o parecer pela diligência foram aprovados os projetos nº 8639/24, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que altera a Lei Complementar nº 26/98, sobre as diretrizes do Sistema Educativo de Goiás; e o nº 11173/24, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui a Política Estadual de Combate à Doença de Tay-Sachs.
Rejeição
Os deputados também acataram os pareceres pela rejeição de dois projetos. O primeiro deles é referente ao processo nº 11172/24, do deputado Lucas Calil (MDB), que propunha a criação do Programa de Informatização Educacional e Profissional no Estado de Goiás. O segundo projeto que teve o parecer pela rejeição aprovado foi o de nº 13636/24, do deputado Mauro Rubem, que obrigava a criação de espaços de descanso 24 horas para motoristas de aplicativos e caminhoneiros nas estradas estaduais.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- NOTA DE FALECIMENTO6 dias atrás
Morre afogado o empresário Wagner Martins, da WW Cartuchos em Ceres
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Advogado é preso sob a suspeita da morte do próprio pai também advogado, em Jussara
- VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Câmara Municipal de Ceres realiza posse da nova procuradora da mulher
- Acidente5 dias atrás
Acidente entre ônibus escolar e motocicleta na GO-480 deixa três vítimas fatais, em Rialma; Assista
- NOTA DE FALECIMENTO2 dias atrás
Falece Valdevino Vale, em Ceres
- ESTADO6 dias atrás
Aruanã abre campeonato da pesca esportiva Circuito Gigantes do Araguaia
- VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
Corpo de Bombeiros de Goianésia está empenhado nas buscas de corpo de empresário de Ceres no Rio das Almas
- VALE DO SÃO PATRÍCIO4 dias atrás
Corpo de empresário de Ceres que morreu afogado no Rio das Almas é encontrado pelo Corpo de Bombeiros