Vale do São Patrício

Em Rubiataba, idosa em estado grave aguarda há quatro dias por vaga na UTI

Publicados

A família de uma idosa de 62 anos, moradora de Rubiataba no Vale do São Patrício, segue em uma verdadeira luta e sofrimento a espera de uma vaga de UTI em algum hospital em Goiás.

Conforme informações, a senhora Adalgisa Costa da Silva, foi internada no dia (21) no Hospital Municipal de Rubiataba com sintomas de falta de ar, tosse, febre e outros vários sintomas, sendo realizado o teste para Covid-19, onde foi diagnosticado positivo, realizando de imediato o procedimento de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Desde então, com o estado de saúde grave e entre a vida e a morte, dona Adalgisa necessita de uma UTI e segue a espera por uma vaga.

Jeane Costa, filha da idosa, pede socorro pela mãe. ”É uma situação desesperadora, minha mãe aqui sem acesso a recursos que ela necessita para sobreviver, peço ajuda as autoridades, médicos que possam nos ajudar, o estado de Goiás está em colapso e nada de vagas de UTI, minha mãe e outros pacientes precisam de ajuda, destacou”.

Leia Também:  Brasil registra 9.868 casos de covid-19 e 20 mortes em 24 horas

Segundo o Hospital Municipal de Rubiataba não tem capacidade para atender casos graves e sim só a saúde básica, mais devido à falta de leitos de UTI em Goiás, está fazendo o possível com os recursos que tem na unidade hospitalar para manter a vida de pacientes em estado grave até surgimento de alguma vaga em algum hospital de Goiás.

Rubiataba hoje possui, além da dona Adalgisa de mais quatro pacientes necessitando de vaga de UTI; Atualmente a cidade possui 283 pessoas infectadas com a Covid-19, sendo que 39 estão hospitalizadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade. Os casos suspeitos são 124, 43 pessoas morreram com as complicações da doença e 4 mortes são investigadas se foi do coronavírus ou não. O total de pessoas infectadas desde o início da doença 1.630, total de curados 1.300, total de casos encerrados 1.400.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Casos de dengue caem pela metade no Rio de Janeiro

Publicados

em

O boletim Panorama da Dengue, divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, aponta para queda progressiva de casos da doença ao longo das últimas três semanas. Conforme o boletim, os casos prováveis de dengue caíram quase 50% no estado, passando de 14.782 na semana 12 (de 17/03 a 23/03) para 7.406 na semana 13 (de 24/03 a 30/03).

De acordo com o cenário epidemiológico, o estado do Rio saiu do nível 3 do plano de contingência da secretaria (quando o número de casos prováveis é dez vezes acima do limite endêmico) para o nível 2 (entre cinco e dez vezes). Quatro regiões do estado – Serrana, Metropolitana I, que engloba a Baixada Fluminense e a capital do estado, Baixadas Litorâneas e Norte Fluminense – ainda apresentam número de casos acima do esperado. 

Com base nos dados de hoje, a secretaria decidiu manter o decreto de epidemia e continuar analisando a situação por pelo menos mais duas semanas. Também prorrogou por mais 30 dias a atuação do Comitê de Emergência em Saúde específico da dengue, que reúne técnicos de vários setores da saúde estadual e também da Fundação Saúde.

Leia Também:  Em Rianápolis, GPT recupera caminhão furtado em SP

“Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito, assim como na observação dos sintomas e no manejo clínico desses pacientes. Ainda temos números acima do esperado para o momento, e a Região Norte, que foi a última a apresentar piora do cenário, segue com tendência de alta nos casos”, alertou a secretária de Saúde, Claudia Mello,.

Queda no atendimento

O Panorama da Dengue mostra também que os atendimentos de casos suspeitos da doença apresentaram queda de 15% nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais entre as semanas epidemiológicas 12 e 13, com 9.468 atendimentos e 8.044 respectivamente.

Até esta segunda-feira (15), foram registrados 205.187 casos prováveis de dengue e 109 óbitos confirmados em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência acumulada está em 1.278 casos/100 mil habitantes.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA