educação

Estudantes do GoiásTec competem na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes

Evento será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 27 deste mês. Foguete construído pela equipe da zona rural de Rio Verde competirá com outros 200 experimentos na Mobfog 2022.

Publicados

Estudantes da 3° série do Ensino Médio do programa GoiásTec, extensão do Colégio Estadual Frederico Jaime, localizado na zona rural de Rio Verde, participarão da 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) 2022. O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro em Barra do Piraí, cidade do interior do Rio de Janeiro.

Os alunos, que fazem parte da equipe Toca da Onça, foram selecionados por meio de uma disputa interna entre 17 turmas do programa GoiásTec. A equipe é formada pelos estudantes Luíza Vitória Silva, Sidney Analias e Pedro Henrique Vargas, sob a orientação do professor de Física e Matemática do programa, George Fontenelle, e da professora mediadora Adriana Aparecida da Silva, que ajudou na construção do foguete experimental.

O professor Fontenelle explica que durante a preparação dos alunos foram estudadas as disciplinas de Química, Física e Matemática. “Nossa meta é chegar em 340 metros de distância e eu acredito que, com os detalhes ajustados, a gente consiga ficar entre as três primeiras colocações. Mesmo competindo com pessoas que participam há muito tempo, nós buscamos alcançar um ótimo resultado”, ressalta ele.

Leia Também:  Condutor de veículo fica ferido após capotamento na GO-080, próximo à Barro Alto

Ansiosos para disputar a competição, os alunos têm como objetivo atingir um grande deslocamento prolongado do foguete. “Agora só estamos aguardando ansiosos e esperançosos para ir ao Rio de Janeiro participar dessa competição”, destaca a estudante Luíza Vitória.

O GoiásTec

O programa GoiásTec oferece aulas, via vídeo, para estudantes que residem em locais de difícil acesso, como povoados, distritos, assentamentos, além de comunidades quilombolas e indígenas. As aulas são produzidas nos estúdios de mediação tecnológica que funcionam na TV Brasil Central, emissora do Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Sobre a Mobfog

A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada aberta com foco na construção e lançamento de um foguete experimental feito por estudantes das redes pública e privada das zonas urbanas ou rurais. Participam os alunos de todo o país do Ensino Fundamental e Médio, divididos em quatro níveis de conhecimento com a participação supervisionada por professores.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,

através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Governo de Goiás convoca mais 315 professores aprovados em concurso

Convocação foi publicada em Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (02/04); convocados devem apresentar a documentação a partir do dia 08 de abril.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado participa de evento com gestores da rede estadual de educação, em Anápolis. Foto: Secom

O Governo de Goiás convocou, nesta terça-feira (2), mais 315 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da rede estadual de educação. Assim como nos chamamentos anteriores, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 05 de abril, por meio do e-mail posse@goias.gov.br.

A partir do dia 8 de abril, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 03 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 08 de maio, seguida de curso de formação.

“Os professores vão trabalhar em colégios com estrutura digna, com padrão de excelência e capazes de competir com escolas particulares. Empenhamos recursos para essa transformação e a educação em Goiás hoje é referência nacional”, afirma o governador Ronaldo Caiado, ao dar as boas-vindas aos novos servidores. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, lembra que o estado ficou 20 anos sem receber professores efetivos, o que foi corrigido pela atual gestão.

Leia Também:  Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira (20)

Concurso

Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022. Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados clicando aqui

Para mais orientações sobre a posse, acesse: www.educacao.go.gov.br

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA