Pesquisar
Close this search box.
Agronegócio

EUA revogam vistos de autoridades brasileiras em meio a tensões diplomáticas; Lula leva defesa da soberania à ONU

publicidade

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (22) a revogação do visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, além de outras cinco autoridades atuais e ex-integrantes do Judiciário brasileiro.

A medida amplia as tensões diplomáticas entre os dois países e foi interpretada como um gesto de pressão política de Washington diante das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lista inclui ex-ministros e auxiliares do Judiciário

Entre os atingidos pela decisão estão ex-ministros de cortes superiores, ex-integrantes da Advocacia-Geral da União e assessores ligados a julgamentos conduzidos pelo STF. A medida ocorre no mesmo contexto em que autoridades próximas ao ministro Alexandre de Moraes já haviam sido alvo de sanções semelhantes.

Lula inicia participação na 80ª Assembleia Geral da ONU

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Nova York para abrir oficialmente a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (23). O discurso do chefe de Estado brasileiro ocorre em um momento delicado, marcado por atritos comerciais e diplomáticos com os Estados Unidos.

Leia Também:  Retirada de tarifa pelos EUA anima mercado e eleva expectativas para o preço da arroba do boi
Defesa da democracia e da soberania brasileira

Na tribuna da ONU, Lula deve reforçar a importância da soberania nacional e da defesa da democracia, destacando a atuação das instituições brasileiras. Além disso, deve abordar temas como combate às desigualdades, mudanças climáticas, segurança alimentar e a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU.

Agenda paralela inclui Palestina, democracia e clima

Além do discurso oficial, Lula participa de encontros paralelos em Nova York. Entre eles, um debate sobre a criação de dois Estados como saída para o conflito entre Israel e Palestina, além de um evento dedicado à defesa da democracia, com a presença de líderes de países da América Latina e Europa.

Outro ponto da agenda será a pauta ambiental, em que o presidente reforçará o convite para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade