Pesquisar
Close this search box.

Exportações de soja do Brasil caem em maio, mas acumulado do ano bate recorde

publicidade

Desaceleração esperada nas exportações de soja

As exportações brasileiras de soja começaram a perder ritmo em maio, seguindo o padrão típico do mercado. Historicamente, os embarques da oleaginosa ganham força no início do ano e atingem o pico por volta de abril, antes de iniciarem uma desaceleração nos meses seguintes. Em 2024, o cenário tem se repetido.

Volume embarcado recua em maio

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil exportou 14,1 milhões de toneladas de soja em maio, uma queda em relação às 15,3 milhões de toneladas embarcadas em abril.

Queda mais acentuada que nos anos anteriores

Embora o recuo nas exportações entre abril e maio seja normal, a queda deste ano foi mais intensa.

Nos últimos cinco anos, a retração média nesse período foi de 3,8%. Em 2024, porém, o recuo chegou a 7,7%, indicando uma desaceleração mais brusca que o habitual.

Acumulado do ano registra novo recorde

Apesar da queda em maio, o desempenho acumulado de janeiro a maio foi positivo.

Leia Também:  Trimble e PTx lançam tecnologia que protege operações agrícolas contra tempestades solares

O Brasil exportou 51,5 milhões de toneladas de soja nos cinco primeiros meses do ano, estabelecendo um recorde histórico para o período. O volume representa um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo intervalo de 2023.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade