Goiás bate recorde com mais de 4 mil novas empresas abertas em janeiro

Publicados

Após fechar o ano de 2024 com o número histórico de 38.306 empresas abertas, o mês de janeiro de 2025 rompeu a barreira de 4 mil novas empresas, índice nunca antes alcançado. Segundo a Junta Comercial de Goiás (Juceg), foram 4.450 novos CNPJ’s criados no Estado no primeiro mês deste ano. Em janeiro de 2024, 3.192 aberturas foram registradas.

Das novas empresas abertas em janeiro de 2025, 134 possuem capital superior a R$ 500 mil.

“Estes são grandes negócios que fomentam renda e geram empregos em Goiás, tornando nosso estado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.  

Facilidades

Dentre os pontos que comprovam a facilidade de se abrir uma empresa no Estado estão:

  • ambiente totalmente digital para envio de documentos,
  • agilidade no processamento,
  • análise e formalização da empresa em menos de um dia.

“Em alguns casos, como a utilização de contrato padrão, leva-se menos de um minuto para essa abertura e o empresário ainda conta com 30% de desconto na utilização desse modelo contratual”, pondera Euclides.

Novas empresas -principais atividades

As áreas que mais atraíram novas empresas foram:

  • serviços combinados de escritório e apoio administrativo (587);
  • preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (não especificados anteriormente) (325);
  • treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (324);
  • atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica (299);
  • e promoção de vendas (299).
Goiás bate recorde com mais de 4 mil novas empresas abertas em janeiro
Aparecida de Goiânia aparece em 2º lugar no ranking de cidades com maior número de empresas abertas em janeiro de 2025, com registro de 91.246 novos CNPJ’s no 1º mês do ano (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Principais polos

E as cidades que continuam liderando o estoque de empresas ativas, em Goiás, são:

  • Goiânia (365.204), que reúne mais de 30% de todos os negócios do estado;
  • Aparecida de Goiânia (91.246);
  • Anápolis (70.172); Rio Verde (39.056);
  • e Valparaíso de Goiás (26.399).  
Leia Também:  Em Goiás, instituições de ensino particulares vão à Justiça por retorno das aulas

Hub Goiás oferece apoio de até 20 mil para startups e empresas inovadoras

Codego lança 2ª etapa da seleção de empresas para expansão do Daia

Entorno do DF registra crescimento no número de empresas

Juceg inaugura Museu Goiano do Registro Empresarial

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Goiás capacita profissionais para o cuidado de pacientes com dengue

Publicados

em

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) tem reforçado as capacitações para que as unidades públicas de saúde ofereçam aos pacientes o melhor tratamento contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

Nesta quinta-feira (6/2), a aula magna de “Manejo Clínico para Arboviroses”, será com o médico e secretário da Saúde Rasível Santos.

A formação faz parte de uma série de nove eventos, no formato on-line, que tiveram início em janeiro e seguem até abril deste ano. Eles são voltados para médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e gestores, além de equipes multidisciplinares da urgência e emergência, como UPAs, hospitais municipais e hospitais estaduais.

“A secretaria vai apoiar os profissionais que estão na ponta, cuidando das pessoas, para que eles tenham mais segurança na tomada de decisões sobre a conduta com o paciente. São orientações e atualizações importantes disponibilizadas no formato online, para que o profissional não precise se deslocar e consiga fornecer o que há de mais atual no manejo clínico do paciente”, reforça Rasível.

Dengue, zika e chikungunya

Um dos principais pontos é a orientação quanto ao Protocolo Nacional de Manejo Clínico para pacientes com arboviroses, do Ministério da Saúde. O documento descreve a forma correta de lidar com os casos em cada faixa etária, quais medicamentos devem ser utilizados e quais outras condutas terapêuticas podem ser adotadas, dependendo da gravidade do quadro.

Leia Também:  Caiado diz que mês de março pode ser o pior da Covid-19 em Goiás em decorrência das novas variantes do vírus; Vídeo

A SES também enviará para os municípios materiais de suporte, como o cartão de acompanhamento do paciente e o fluxograma de manejo clínico da dengue, como foi feito em 2024. Além disso, criou um canal para tirar dúvidas dos profissionais que estão nas unidades, em contato direto com os pacientes. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com possibilidade de ampliação do horário.

Outra ação importante realizada pela SES foi a ativação da Sala de Situação de Arboviroses, no último dia 23 de janeiro, que avalia e redireciona as estratégias de combate ao mosquito, agiliza o encaminhamento de materiais, regula pacientes e fornece apoio técnico aos municípios. Nos encontros, é analisado o cenário epidemiológico dos municípios, com foco nas regiões de alto risco.

Cenário

Goiás registra, neste ano, 5.689 casos de dengue confirmados e 12.777 casos notificados, com um óbito confirmado em Heitoraí e 14 óbitos em investigação, sendo quatro de Goiânia, um de São Simão e um de Mozarlândia.

Leia Também:  Em Goiás, instituições de ensino particulares vão à Justiça por retorno das aulas

Em relação à chikungunya, são 132 casos confirmados e nenhuma morte. Até o momento, há um caso confirmado de zika, também sem morte.

:

Caiado lança mutirão contra dengue com as prefeituras de Goiânia e Aparecida

Goiás apresenta estratégias de combate à dengue

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA