Outubro Rosa

Goiás registra queda de 47% nos exames de mamografia pelo SUS durante a pandemia

Publicados

Outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Campanha Outubro Rosa é celebrada anualmente, desde 1990, com o intuito de compartilhar informações, promover a conscientização, além de contribuir para a redução da mortalidade decorrente da doença.

Mas, de acordo com um levantamento publicado em abril deste ano na Revista de Saúde Pública, a mamografia, exame para a detecção precoce do câncer de mama, foi diretamente afetada pela pandemia da covid-19.

O número de exames feitos por mulheres entre 50 e 69 anos no País diminuiu 42% em 2020 na comparação com o ano de 2019. Foram apenas 1.126.688 mamografias no ano passado. Houve redução também nas cirurgias eletivas de tratamento do câncer de mama, uma queda em torno de 16%.

Em Goiás o cenário infelizmente não foi diferente. O chefe do Centro Avançado de Diagnóstico da Mama do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), médico Ruffo de Freitas Júnior, explica que dados compilados anualmente pelo DATASUS, do Ministério da Saúde, apontam que no Estado a redução foi ainda maior. A redução de mamografia realizadas em 2020 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado chegou a 47%. A comparação é com o total de exames realizados em 2019.

Leia Também:  Covid-19: Rio vacinou com a primeira dose 70% dos maiores de 18 anos

O médico ressalta que, apesar do retorno das mulheres aos consultórios devido ao avanço da vacinação contra a covid-19 em Goiás, o número de exames realizados ainda é baixo se comparado com antes da pandemia. “As pacientes voltaram aos consultórios e aos ambulatórios, fazendo que haja uma sobrecarga de consultas e de solicitação de exames em relação a 2020. Se compararmos aos anos anteriores de 2018 e de 2019, o número de mamografias realizadas atualmente ainda é menor que esses anos citados”, afirma Ruffo.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos

De autoria do deputado federal Zacharias Calil, a Lei 14.694/2023 ressalta os cuidados com a saúde de meninos até 15 anos.

Publicados

em

Deputado federal Zacharias Calil.

O Novembrinho Azul tem por objetivo a conscientização sobre exames preventivos e cuidados com a saúde de meninos até 15 anos. De autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), a Lei 14.694/2023 ressalta a importância de promover a prevenção e atenção aos principais sinais, como quadros de dor, aumento testicular e incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Presidente de duas frentes parlamentares no Congresso Nacional, a da Primeira Infância e da Saúde, Zacharias Calil destacou que a mobilização ocorreu aproveitando a visibilidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, para poder discutir e tomar medidas para cuidar da saúde, também de meninos.

“É muito importante chamarmos a atenção da sociedade, dos pais, para que procurem um médico e sejam tratados de uma maneira adequada das patalogias das crianças do sexo masculino. Além disso, também queremos chamar a atenção para doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária, varicocele e câncer de escroto”, avaliou.

Leia Também:  Homem é preso suspeito de agredir a mulher e tentar subornar a polícia, em Aparecida de Goiânia

O Ministério da Saúde determina que a vacinação contra o HPV aconteça com meninos de 9 a 15 anos de idade. Além de esclarecer para os pais e para as crianças a importância dessas medidas, o Novembrinho Azul também estabelece a formação dos profissionais de saúde para que lidem com meninos desta faixa etária e destacam a urgência de tratamentos preventivos para evitar tais doenças na vida adulta.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA