Segurança Pública

Goiás registra redução da criminalidade nos presídios goianos

Publicados

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública apresentados no dia 30/01 mostraram que, pelo segundo ano consecutivo, não houve nenhum ingresso de arma de fogo irregular no interior dos presídios goianos. Além disso, os números de motins reduziram em 33%, sendo que, em 2023, foram regustrados 12; já em 2024, foram 8.

Durante a apresentação, a Polícia Penal revelou que o número de celulares apreendidos em 2024 registrou uma queda de 81%. Em 2023, foram apreendidos 215 aparelhos, enquanto que, no ano passado, esse número caiu para 41. O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, destacou os resultados obtidos.

“Nos últimos anos, Goiás tem experimentado uma redução drásticas nos índices negativos de nossas unidades prisionais”, afirmou

Segurança nos presídios goianos

“O controle do cárcere no estado de Goiás representa um diferencial da segurança pública do resto do Brasil. Todos os estados do Brasil sofrem, exceto Goiás, e a nossa diferença é a integração das nossas forças. Com o descontrole da política penitenciária, as organizações criminosas dominaram o sistema penitenciário em diversos estados do país e agem como quarteis do crime”, completou.

Os números ainda mostram que, no ano de 2024, foi apreendido 1,7 kg de drogas, uma redução de 15%, visto que, em 2023, foram recolhidos 2 kg. Ao que se refere ao número de foragidos, em 2023 foram contabilizados 27; já em 2024, esse número caiu para 7. Segundo o diretor-geral da Polícia Penal, todos já foram recapturados.

Leia Também:  PC procura por foragido da Justiça suspeito de dar golpes em mais de 100 mulheres que conquistava pela web

Principais ações de 2024

  • 1,6 mil novas vagas prisionais;
  • 1,6 mil vagas em concurso público para policial penal (atualmente fase de TAF);
  • Operação “Dominatus” para reforço da segurança nos presídios de Goiás em novembro e dez/2024: maior operação integrada de revista simultânea na POG e CPP, não sendo localizado nenhum ilícito.

Índices de criminalidade em Goiás caem pelo sexto ano consecutivo

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Cavalhadas de Pirenópolis viram jogo de videogame

Publicados

em

Você já imaginou poder viver a emoção das Cavalhadas de Pirenópolis a qualquer hora e em qualquer lugar? Essa é a proposta do jogo “Curucucu Adventure”, do desenvolvedor Edivaldo Alves, que, utilizando o estilo plataforma em 2D, conta a história de jovens que ganham poderes especiais ao se transformarem nos curucucus, mascarados que representam a alegria e a brincadeira nos festejos.

O jogo pode ser baixado em dispositivos que usam os sistemas Android, Windows e Linux, e também pode ser jogado on-line. 

Jogo conta história de jovens que ganham poderes especiais ao se transformarem nos curucucus

Jogo de videogame

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura de Goiás. Para Edivaldo Alves, o fomento foi fundamental para comprar o equipamento necessário para fazer o jogo.

“Além do game, ele permitiu que eu lançasse uma história em quadrinhos contando a história do jogo. Permitiu também que eu pudesse divulgar melhor, criando cartazes e outros meios de divulgação”, explicou o desenvolvedor. 

“A ideia surgiu da união da minha paixão pelos jogos com os festejos. Eu sempre gostei muito de sair de mascarado quando era mais novo e aí nasceu essa vontade de transformar os mascarados em personagens de vídeo game, eles têm esse estilo carismático e cômico que tem tudo a ver com o universo dos jogos”, conta Edivaldo.

Leia Também:  Em Goiás, professora coloca faixa “enfim divorciada” em carro para comemorar separação e viraliza nas redes sociais “Me libertei”

Segundo o desenvolvedor, a recepção do público tem sido ótima, principalmente dos mais jovens, que chegam até mesmo a parar o desenvolvedor na rua para elogiar o jogo e perguntar quando serão lançadas mais fases. 

O jogo transpõe para o estilo de plataforma em 2D (muito comum em jogos dos anos 90, como Super Mario Bros) elementos tradicionais da festividade como as músicas, a verônica (doce tradicional), as pastorinhas, elementos da fauna e da flora e a arquitetura marcante de Pirenópolis.

O site oficial do jogo (projetocurucucu.com.br) conta mais sobre como o projeto foi desenvolvido e como o jogo pode ser baixado. 

Cavalhadas 

Apoiadas governo estadual por meio da Secult, as Cavalhadas de Goiás são uma das mais antigas e impressionantes celebrações do estado, mesclando religiosidade, cultura e história em um espetáculo único, que reúne milhares de espectadores para testemunhar as emocionantes batalhas entre cristãos e mouros.

Atualmente, o Circuito das Cavalhadas engloba 15 municípios e possui investimento anual de R$ 4 milhões para promover e preservar essa tradição goiana secular. 

Fonte: Governo de Goiás

Leia Também:  Saiba quais são as infrações de trânsito mais cometidas pelos goianos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA