O Governo de Goiás disponibilizou totens do Expresso para que os cidadãos de Goiânia e Aparecida de Goiânia possam utilizar o novo serviço de atendimento do Estado. Ao todo, foram distribuídos 30 totens, localizados de forma estratégica em unidades do Vapt Vupt de ambas as cidades e também na sede do Detran-GO, na capital. Em breve, outros municípios do interior de Goiás também vão receber o equipamento.
Além dos totens, o Expresso também funciona via aplicativo ou pelo site expresso.go.gov.br, com mais de 70 serviços digitais disponíveis para o cidadão. Por meio dos novos equipamentos, é possível, por exemplo, fazer o pedido de primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); emitir Certidão Negativa de Débitos; gerar segunda via de conta da Saneago; emitir Guia de Trânsito Animal; e muito mais.
Entretanto, antes de usar os totens, é importante que o usuário crie a sua conta na plataforma gov.br. Para ter acesso a muitos dos serviços oferecidos, são solicitados o login e a senha do cadastro federal, feitos anteriormente.
O Expresso e seus canais de atendimento fazem parte do processo de modernização do Estado. Para o titular da Secretaria da Administração (Sead), Bruno D’Abadia, a revolução tecnológica em curso corrobora com o principal propósito da gestão Ronaldo Caiado: respeito ao cidadão e mais comodidade para os usuários dos serviços estaduais.
Até o momento, 13 pontos já contam com totens do Expresso prontos para uso. São eles:
Aparecida de Goiânia
Vapt Vupt do Aparecida Shopping – 2 totens
Vapt Vupt do Buriti Shopping – 3 totens
Vapt Vupt Garavelo – 2 totens
Goiânia
Sede do Detran-GO – 5 totens
Vapt Vupt do Shopping Bougainville – 2 totens
Vapt Vupt do Camelódromo de Campinas – 2 totens
Vapt Vupt do Shopping Mangalô – 2 totens
Vapt Vupt do Araguaia Shopping – 2 totens
Vapt Vupt do Shopping Buena Vista – 2 totens
Vapt Vupt da Praça Cívica (Palácio Pedro Ludovico Teixeira) – 2 totens
O governador Ronaldo Caiado autorizou, nesta segunda-feira (17/03), um aditivo ao convênio entre o Poder Executivo e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) para o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
O aporte suplementar será de R$ 80 milhões, destinados à quitação de condenações do Estado que não ultrapassam o limite de 40 salários mínimos, no prazo de até 60 dias.
A medida visa o cumprimento das obrigações do Executivo, inclusive decorrentes de ações judiciais movidas durante governos anteriores, e demonstra respeito ao Judiciário.
“Esse nível que nós construímos, extremamente harmônico, no decorrer desses anos, tem sido um fator talvez pelo qual Goiás está crescendo e sendo bem avaliado”, destacou Caiado.
Quitações serão realizadas sem penalizar capacidade de o governo continuar investindo em serviços para a população (Foto: André Saddi)
Durante a reunião, também foi garantido que as quitações serão realizadas sem penalizar a capacidade de o governo continuar investindo em serviços para a população. Atualmente, são transferidos cerca de R$ 7 milhões todos os meses ao Tribunal de Justiça para o pagamento das RPVs. Dessa forma, o TJ-GO faz o repasse mensal para centenas ou até milhares de credores.
“Em governos anteriores, o Estado não pagava voluntariamente suas obrigações e, pela lei, o devedor deve fazer o pagamento de RPVs em até 60 dias. Esse pagamento não era feito e o Judiciário promovia o sequestro de contas do Estado, o que prejudicava a organização, o planejamento, a calculabilidade e a previsibilidade”, pontuou o procurador-geral de Goiás, Rafael Arruda. “Isso acabou”, acrescentou.
Após honrar RPVs pendentes desde o ano de 1997, hoje o governo está pagando valores de 2022, em acordo com o TJ.
“Como presidente do Tribunal de Justiça, o que posso falar é que é um prazer muito grande estar nesta gestão”, afirmou o presidente da corte, Leandro Crispim. O desembargador reiterou a disposição de fazer trabalhos em parceria. “Vamos seguir juntos, assinando esses termos”, disse.