Dia Nacional da Visibilidade Trans

Governo de Goiás planeja ampliar assistência à saúde das pessoas trans

Serviços especializados no processo de afirmação de gênero são realizados no HGG e nos Ambulatórios Regionais de Itumbiara e de Senador Canedo, cofinanciados pelo Estado. Rede deve ser levar serviços para o Sudoeste Goiano e Entorno Norte do Distrito Federal.

Publicados

Evento no HGG celebra serviço de saúde especializado para a população trans em Goiás. Fotos: SES.

Como em todo dia 29 de janeiro, neste domingo celebra-se o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Neste ano, o Governo de Goiás planeja ampliar o atendimento especializado às pessoas que já passaram ou ainda estão no processo de afirmação de gênero para unidades estaduais no Sudoeste Goiano e no Entorno Norte do Distrito Federal. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a rede estadual já oferece serviços específicos às pessoas trans no Hospital Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, e nos Ambulatórios Regionais de Itumbiara e de Senador Canedo.

A Subcoordenação de Atenção à Saúde da População LGBT, que integra a Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas, planeja, executa e acompanha o desenvolvimento das ações para o atendimento integral e específico aos transgêneros. A subcoordenadora Bianca Lopes Rosa informa que a SES-GO tem atuado de forma incisiva para garantir que as pessoas trans sejam inseridas, na Rede de Atenção à Saúde, no processo de afirmação de gênero para acompanhamento clínico adequado.

“Apesar dos desafios ainda existentes para ampliação do acesso, a disponibilização de todas essas ações, além de assegurar o direito à saúde dos transgêneros também possibilitam melhores condições de saúde mental e dignidade para essas pessoas”.

Leia Também:  Rio de Janeiro investiga cinco casos de varíola dos macacos

 

Cirurgias

Atualmente, estão em pleno funcionamento o Serviço Especializado do Processo Transexualizador do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), totalmente financiado pela SES-GO; o Ambulatório do Processo Transexualizador Regionalizado de Itumbiara, cofinanciado pela SES-GO; e o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero de Senador Canedo, que está em processo de credenciamento para receber os recursos do Estado.

No HGG, é realizado o acompanhamento psicossocial e clínico, pré e pós-cirúrgico, e cirurgias por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por médicos ginecologista, urologista, cirurgião plástico e psiquiatra, além de psicólogo.

O personal trainer Caleb Costa Novais, de 35 anos, paciente do HGG, conta que está satisfeito com o atendimento médico e psicossocial que recebe na unidade hospitalar. “As pessoas que não têm conhecimento sobre os serviços para afirmação de gênero devem procurar se informar sobre a questão. É importante fazer um tratamento seguro, com um processo de transição bem acompanhado”, sugeriu.

Os ambulatórios de Itumbiara e Senador Canedo, responsáveis pelo atendimento nas Regiões Sul e Centro-Sul do Estado, desenvolvem assistência na modalidade ambulatorial de acompanhamento psicossocial, realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, com ênfase na saúde mental e, ainda, clínico para hormonização.

Leia Também:  DF: vacinação contra covid-19 é ampliada para quem tem 50 anos ou mais

Ampliação

A SES, conforme relata Bianca Lopes Rosa, tem procurado ampliar a capacidade ambulatorial respaldada em resoluções firmadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que prevêem o cofinanciamento das ações. “Temos a intenção de possibilitar o atendimento ambulatorial a todas as pessoas transexuais do Estado de Goiás, o mais próximo possível de seus domicílios”, pontua a subcoordenadora.

Ela adianta que estão em processo de adesão e estruturação os Ambulatórios do Processo Transexualizador nas Regiões Sudoeste e Entorno Norte, em municípios a serem definidos e com o cofinanciamento da SES, pactuados na CIB. “Essa ampliação visa garantir o acesso pleno à saúde e à cidadania como direito constituído”, destaca a subcoordenadora.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Seminário reúne iniciativas de inovação durante a pandemia

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA