Saúde
Governo de Goiás promove práticas de medicina integrativa
Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza práticas de acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia e terapia de florais no Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic).

O Dia Internacional da Medicina Integrativa, prática que traz abordagens terapêuticas interdisciplinares, introduzindo terapias alternativas com resultados comprovados, é comemorado em 23 de janeiro. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza essas terapias no Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic). Ao longo de 2022, foram realizados 41.448 procedimentos do tipo que incluem acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia e terapia de florais, dentre outros.
As práticas da medicina integrativa buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, o plano é ampliar o acesso às práticas em unidades hospitalares e policlínicas de Goiás. “Os resultados de diminuição de internação e de mortalidade relacionados às práticas integrativas são interessantes, levando-se em consideração ainda o baixo custo desses recursos”, considera.
Cremic
A unidade de saúde ambulatorial de média complexidade iniciou suas atividades em 1986 e conta hoje com 144 servidores. A equipe multidisciplinar é composta por médicos (acupunturistas, fitoterapeutas e homeopatas), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, terapeuta ocupacional, biólogo, entre outros.
No Cremic, são oferecidas mais de 10 práticas integrativas e complementares (PICs) como terapia comunitária integrativa, terapia de florais, acupuntura, reiki, moxaterapia, meditação, cromoterapia, práticas corporais, auriculoterapia, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, ventosaterapia e osteopatia.
Referência
O Cremic possui um laboratório de manipulação para produção de medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e florais de Bach. Também produz o complexo homeopático contra a dengue, que promove o controle da gravidade e intensidade dos sintomas e diminui os riscos das complicações hemorrágicas da doença. No horto da unidade, são cultivadas 14 espécies de plantas medicinais e 13 de plantas alimentícias não convencionais.
A unidade é hoje campo de estágio na área da saúde, recebendo alunos dos cursos de Medicina e Farmácia. Recebe também visitas técnicas de municípios, estados, entidades públicas, filantrópicas e privadas de todo o Brasil. Desde setembro do ano passado, em parceria com Universidade Federal de Goiás (UFG), o Cremic oferece teleconsultoria em fitoterapia, por meio do qual médicos especialistas esclarecem dúvidas de profissionais de saúde das unidades básicas de saúde.
Abrangência estadual
O acesso ao Cremic é de abrangência estadual, alcançando os 246 municípios goianos, para usuários de todas as idades, com agendamentos realizados pela Central de Regulação Estadual (CRE), por meio da disponibilização de vagas de primeiras consultas aos municípios.
O usuário deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – posto de saúde, Cais ou Ciams – de seu município de residência, passar por uma consulta e solicitar encaminhamento para consulta médica em especialidade de clínica médica, subespecialidade práticas integrativas e complementares.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Em Uruaçu, Lago Serra da Mesa transborda e invade casas; Assista
Essa é a maior cheia desde 2012, disse a Secretaria de Meio Ambiente de Uruaçu. A prefeitura informou que as casas foram construídas de forma irregular.

O Lago Serra da Mesa transbordou e invadiu casas de ranchos nesta quinta-feira (2), em Uruaçu. Os moradores da região relataram que o nível do lago subiu muito na região após as chuvas. A Secretaria de Meio Ambiente de Uruaçu disse que o nível do lago já atingiu 67% da cota máxima. Ainda que esta é a maior cheia desde 2012 e que essa marca já era esperada pela quantidade de chuvas previstas para a região.
Um dos donos de uma casa à beira do rio, que optou em não se identificar, disse que ficou sabendo que o nível do rio estava subindo e foi até a residência tirar os móveis e refrigeradores para não ter um prejuízo maior.
A Prefeitura Municipal de Uruaçu informou que todas as casas que ficam perto do Lago Serra da Mesa foram construídas de forma irregular.
Ver essa foto no Instagram
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ARTIGO7 dias atrás
Liderança espiritual
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Mandado de prisão expedido pela Justiça apontava que sargento morto era o suspeito de ter assassinado fazendeiro em Anápolis
-
Acidente2 dias atrás
Carro de funerária transportando urnas capota após saída de pista na GO-080 em Petrolina de Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Auditor fiscal e sua genitora foram dopados, mortos e retirados de prédio em cadeira de rodas, diz PC; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Acidente na BR-153 deixa duas pessoas feridas e uma vítima fatal em Rianápolis; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Bombeiros encontram corpo de motociclista levado pela enxurrada em Goiânia
-
CIDADES5 dias atrás
Veículo de passeio transporta no porta-malas bezerro entre Crixás e Uirapuru; Assista
-
GERAL5 dias atrás
Itapaci: Apostador acerta cinco números na Mega-Sena e leva prêmio de 40 mil reais