Estado

Itapuranga: Padre crítica deputados goianos por liberar novos agrotóxicos; Assista

A matéria foi aprovada na quarta-feira (9) da semana passada, na Câmara Federal, e somente dois deputados por Goiás foram contrários: Rubens Otoni (PT) e Elias Vaz (PSB). Lucas Vergílio (Solidariedade) e Flávia Morais (PDT) se abstiveram e os demais foram favoráveis.

Publicados

O padre Celso Leonel Carpenedo, de Itapuranga, aproveitou parte da missa de domingo (13), para criticar o projeto de lei 6.299 (PL do Veneno) – que afrouxa restrições ao uso de agrotóxicos. Segundo o religioso, os deputados não compram os mesmos produtos da população, que “come o veneno”.

“Nosso povo está doente, nós temos muitas situações de câncer, inclusive em Itapuranga. Tem veneno demais. Os países da Europa deixarão de comprar nossa produção, pois não aceitam esse tanto de veneno… Nossos deputados, que não compram nos mercados da gente. Eles compram em departamentos que só tem comida biológica, 30% mais cara, mas eles têm dinheiro para bancar… Enquanto o povo come o veneno”.

E ainda: “A vida de vocês diz respeito à Igreja. A saúde de vocês diz respeito à Igreja. Se nós não defendermos a saúde, que religião é essa? Que fé é essa?”

A matéria foi aprovada na quarta-feira (9) da semana passada, na Câmara Federal, e somente dois deputados por Goiás foram contrários: Rubens Otoni (PT) e Elias Vaz (PSB). Lucas Vergílio (Solidariedade) e Flávia Morais (PDT) se abstiveram e os demais foram favoráveis.

Leia Também:  Brasil registra 17.246 novos casos e 307 mortes por covid-19

O padre pediu, inclusive, que os fiéis prestassem atenção em quem “votou contra e a favor da vida” para a próxima eleição. “Lembrem, tem eleição esse ano. Procurem quem votou contra e quem votou a favor da vida, quem votou a favor de nós. Não pode, não dá”.

 

Deputado Federal Francisco Júnior

O deputado federal Francisco Júnior (PSD) faz parte da Frente Parlamentar Católica. O padre Carpenedo, que leu o voto de cada parlamentar, fez uma maior citação a Francisco.

Conforme ele, o parlamentar – que é ligado à Igreja Católica – votou pela aprovação do projeto. Ele afirmou que Francisco “não obedece sequer o papa Francisco”. “Não obedece a carta do papa, Laudato Si, que pede a diminuição dos venenos”.

O portal procurou o deputado para comentar a citação, mas até o fechamento não houve retorno. Com Mais Goiás

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Governo de Goiás recebe prêmios nacionais por projetos sociais de habitação

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA